Início > Saúde > São Gonçalo amplia oferta de profissionais de Saúde

São Gonçalo amplia oferta de profissionais de Saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/01/2024

Número de atendimentos vai passar de 20 mil para 30 mil mensais

As unidades de saúde da família (USFs) vão ganhar mais médicos no próximo mês. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foi remodelado e agora se chama Emulti. Além da troca do nome, o programa vai contar com as especialidades de psiquiatria, pediatria, ginecologia/obstetrícia e farmacêuticos. Com as novas contratações, os atendimentos devem passar dos atuais 20 mil para 30 mil mensais.

O antigo Nasf era composto por nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Esses profissionais vão continuar com o Emulti, que foi acrescido das especialidades médicas e farmacêuticos. 

Além da inserção das novas especialidades, o número de psicólogos vai duplicar na cidade. “Identificamos a necessidade de dobrar o número de psicólogos devido ao impacto causado pela Covid-19, onde aumentou a procura pela saúde mental. As unidades também vão ganhar mais profissionais de educação física e nutricionistas”, disse Patrick Lima, fisioterapeuta e coordenador do Emulti. 

O Emulti é uma equipe de multiprofissionais que dão atenção e apoio às USFs e clínicas. Para melhor atender a população, todos os núcleos do Emulti serão redistribuídos. “Cada núcleo terá dois psicólogos para que a gente possa aumentar o número de atendimentos dentro das unidades e diminuir o tempo de espera para os pacientes”, contou Patrick.

Sete unidades que foram escolhidas devido a sua localização, com o intuito do programa beneficiar toda a cidade, vão ganhar os novos profissionais médicos. Assim, eles farão os atendimentos individuais e matriciamento das equipes de saúde.

O programa trabalha com a prevenção e promoção à saúde através de palestras, grupos terapêuticos e tratamentos individuais. Para o atendimento, o usuário pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e solicitar o agendamento das especialidades oferecidas. 

Ele passará por uma avaliação com o profissional que pretende ser atendido, que vai apontar o melhor tratamento, sem necessidade de passar pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa).

A aposentada Maria da Penha de Souza, de 72 anos, estava pela primeira vez na Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê sendo atendida pelos profissionais de fisioterapia do Emulti. “É a minha primeira vez, mas pelo que eu senti hoje, vai ser uma bênção. O fisioterapeuta foi muito atencioso, fiz vários exercícios e sei que quando dói, sei que está melhorando. Eu preciso e sei que vou ficar curada”, disse. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content