Início > Comunicação Social > São Gonçalo amplia oferta de serviços digitais

São Gonçalo amplia oferta de serviços digitais

Publicado em:  05/09/2022

Aplicativo Colab aproxima população e Prefeitura

O aplicativo Colab vai fazer um ano no próximo dia 22 de setembro, aniversário da cidade. A ferramenta digital ajuda a população a ter alguns serviços da Prefeitura na palma da mão. Atualmente, 27 serviços de zeladoria estão à disposição e há a previsão da implantação de mais serviços digitais, como o pedido de emissão de documentos. A rede social também realiza consultas públicas para tomadas de decisão do governo e tem uma modalidade para comunicados sobre ações da Prefeitura.

O Colab é interativo e dá a oportunidade do cidadão acompanhar os seus pedidos de serviços. Outras pessoas também podem fazer comentários na postagem e a Prefeitura responde a todos.

“O aplicativo tira o intermediário. O cidadão pode solicitar os serviços sem precisar ir aos órgãos públicos e acompanhar a sua solicitação pelo próprio Colab. Ele também pode participar de consultas públicas e enquetes sobre a cidade, além de se informar sobre ações mais relevantes do governo. É uma verdadeira ferramenta de participação social”, garantiu Júlia Sobreira, subsecretária de Gestão Integrada e Inovação da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).

Com o tempo, o Colab foi ganhando robustez. Ele começou oferecendo 23 serviços de zeladoria e hoje são 27. “Esses serviços são coisas que o cidadão pode ajudar a zelar pela cidade. Por isso, o nome de zeladoria. Dentro dessas 27 categorias, a gente tem buracos na via, mato alto, lâmpada apagada à noite, lâmpada acesa de dia, publicidade irregular, entre outros. São vários serviços que envolvem vários setores e que a população pode apontar para que o problema seja resolvido”, explicou Karina Nunes, coordenadora do Colab (Semgipe).

Tudo é respondido. E é um dos grandes ganhos do Colab. O aplicativo permite que o poder público saiba quais são os pontos fracos e trabalhe para melhorar focado em evidências. Nestes 11 meses, foram recebidas 9.952 solicitações. Destas, 4.920 foram resolvidas (52,12%), 3.985 solicitações estão em andamento (41,72%) e 584 solicitações foram recusadas (6,16%).

A maior queixa é em relação a lâmpadas apagadas, que gerou mudança no contrato deste serviço e ganhou o programa Ilumina São Gonçalo, que irá substituir todas as lâmpadas da cidade por LED, permitindo também economia aos cofres públicos, tanto em relação à manutenção quanto ao custo da energia.

Neste mês, também foi aberto o primeiro serviço digital com os pedidos de castrações de cães e gatos para o novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá.

“Estamos conversando com as secretarias para avaliar o que mais pode ser oferecido de serviço digital no Colab. O objetivo é ampliar todos os serviços. O Colab tem capacidade para atender quantas zeladorias e serviços digitais forem preciso”, apontou Júlia.

Para os gonçalenses que não têm acesso à internet, o Colab também pode ser acessado através das secretarias e ouvidorias.

“A gente tem a parte do aplicativo social, que é onde o cidadão pode fazer a reclamação direto nas secretarias e ouvidorias, que cadastram as reclamações no Colab para o cidadão. A gente sabe que a cidade é carente e nem todos têm acesso a internet ou sabem mexer no aplicativo. Se a gente deixa o uso do Colab restrito ao celular, a gente exclui as pessoas que não têm acesso. Então, o Colab tem essa outra forma do cidadão acessar os serviços. As pessoas já saem com o protocolo e podem monitorar o seu pedido. Antes, as pessoas iam aos lugares, faziam as reclamações, mas não tinham nenhum tipo de retorno, se ia ser realizado ou não. Hoje, elas têm como acompanhar e até reclamar novamente”, contou Júlia.

No aniversário de um ano está previsto o lançamento de uma jornada de conhecimento para informar aos cidadãos que o Novos Rumos (plano estratégico com metas para a melhoria da cidade) está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs – objetivos da Organização das Nações Unidas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e clima e garantir paz e prosperidade no mundo).

“Será um quiz interativo explicando cada eixo do Novos Rumos (Cidades Segura; Saudável; Bem Cuidada e Organizada; Justa e Inclusiva e Gestão Eficiente e Transparente) e dentro de cada eixo, quais ODS a gente está atendendo”, adiantou Júlia.

O aplicativo está disponível para os sistemas IOS e Android e pode ser baixado através da Apple Store ou Play Store, respectivamente. O uso dele é intuitivo e de fácil entendimento. Atualmente, ele tem 11.780 usuários e 7.076 publicações.

Modalidades do Colab

Zeladoria – local para reclamações e pedidos de 27 serviços

Comunique – comunicados sobre ações da Prefeitura de São Gonçalo

Serviços digitais – local para realizar pedidos de serviços digitais