Início > Saúde > São Gonçalo amplia Programa de Aleitamento Materno

São Gonçalo amplia Programa de Aleitamento Materno

Publicado em:  16/02/2022

Unidade de saúde do Gradim ganha sala de amamentação

Ampliando os cuidados com as mães, gestantes e lactantes, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo inaugurou, nesta quarta-feira (16), na Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim, uma sala de amamentação com a implantação do Programa de Aleitamento Materno. O objetivo é expandir o programa para outras unidades de saúde da cidade, aumentando a atenção às mães que têm dificuldades para amamentar seus bebês e a prevenção à saúde. O vereador Cici Maldonado prestigiou a cerimônia de inauguração da nova área de atendimento.

A expansão para uma sala de posto de saúde é desdobramento do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, que já atende na Clínica Gonçalense do Mutondo, dando orientações para as mães.

“A gente sabe as dificuldades que muitas mães têm para amamentar e esse programa serve para, além de outras atividades e orientações, ajudá-las com o aleitamento. Uma é diferente da outra e cada uma tem suas dificuldades e todas serão atendidas. Aqui é a primeira sala, é o projeto piloto, mas o intuito é ter outros pontos no município para atender toda a população. Mas vale lembrar que essa sala, assim como a Clínica Gonçalense do Mutondo, está preparada para atender toda a população”, disse o subsecretário de Atenção Básica, Maik Mello.

O grupo é ligado à Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da secretaria e para a implantação da sala no Ana Nery, os profissionais treinaram toda a equipe da unidade para ajudar, orientar, tirar dúvidas e ensinar a amamentar.

“O aleitamento materno é o primeiro ato de alimentação saudável, de vida saudável e é preciso incentivar. Por mais que seja natural, não é fácil. Por isso, a gente vai estar aqui dando todo apoio. Vocês vão ter a oportunidade de amamentar, de ter uma sala acolhedora, trocar ideias e experiências, vão poder tirar dúvidas, mostrar suas dificuldades”, explicou Aline Aguiar, coordenadora do grupo.

A coordenadora da Atan, Cássia Soares Santos Souza, lembrou da importância da amamentação e seus benefícios. “Muitas doenças podem ser diminuídas ou evitadas só por esse hábito, que é perfeito. É o nosso leite para o nosso bebê. Eles não precisam de outro alimento. Muitas não falam, mas amamentar cansa, dói no começo, há dificuldade. E isso não está errado. Por isso, estamos aqui para ajudar essas mães. Há dificuldade, mas vale a pena insistir porque é muito bom para a saúde”, finalizou Cássia.

Mãe pela segunda vez, a operadora de caixa Jéssica Alves Izidoro, de 31 anos, foi a primeira atendida no Ana Nery com a filha de 15 dias. “Estou com dificuldade para amamentar e comecei a usar o bico de silicone. Vim para aprender a amamentar, saber como é o certo, se estou fazendo algum procedimento errado. Ela fica muito nervosa porque não consegue puxar e eu fico com pena e acabo usando o bico de silicone para facilitar. Sei que não posso fazer isso. Já tive o meu primeiro filho e não consegui amamentar. Essa, eu quero conseguir”, contou Jéssica.

O atendimento no Ana Nery vai acontecer sem marcação prévia, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A unidade de saúde fica na Rua Sílvio Vale, 145, no Gradim.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Gonçalense do Mutondo mantém o atendimento fixo para as mamães e gestantes que precisam de ajuda, orientações e também para tirar dúvidas sobre o aleitamento materno, seus mitos e verdades, às terças, quartas e quintas, sempre das 9h às 17h. A intenção é mostrar a importância da amamentação e estimular o ato pelo maior período possível.
As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. As mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.
Contatos: email: aleitamento.sg@gmail.com
Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno