Início > Coronavírus > São Gonçalo aplica segunda dose da CoronaVac em seis pontos

São Gonçalo aplica segunda dose da CoronaVac em seis pontos

Publicado em:  03/05/2021

Vacinação para primeira dose segue nos doze postos

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo voltou a aplicar a segunda dose da Coronavac, nesta segunda-feira (3), em gonçalenses que têm mais de 21 dias de vacinados com a primeira dose. No entanto, diante da quantidade ainda pequena de doses disponíveis, a imunização teve início em seis dos 12 pontos de vacinação da cidade: polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto; e Hélio Cruz, em Alcântara; além dos drive thru da Umpa de Nova Cidade; Clube Mauá, no Centro; Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, e Cras de Vista Alegre, das 8h às 17h. A vacinação com o imunizante Astrazeneca continua nos doze pontos de vacinação, tanto para a primeira dose quanto para a segunda, neste caso, para quem já tem 12 semanas de vacinado com a primeira. A retomada da aplicação da segunda dose foi possível com a chegada de 3.260 doses da Coronavac, além de outras 34.690 da Astrazeneca. A Secretaria de Saúde alerta para que os munícipes cheguem aos locais de vacinação meia hora antes do término da vacinação, para melhor gerenciamento das doses.

Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação no dia indicado na anotação. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados.

“Seguimos trabalhando duro aqui no Polo Sanitário, que é uma referência no município, para imunizar o máximo da população de São Gonçalo neste momento tão difícil. A população tem ajudado e buscamos sempre a melhor dinâmica para dar celeridade ao processo de imunização. Contudo, gostaria de deixar um alerta para que as pessoas cheguem ao local de vacinação com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário de encerramento para o melhor gerenciamento das doses pelas profissionais de saúde”, comentou a diretora do Polo Sanitário Washington Luiz, Marcela Brasil.

Com o retorno da segunda dose, os gonçalenses amanheceram nos pontos para finalizar a imunização.

“Estava muito apreensiva e só soube que teria a segunda dose hoje de madrugada, quando entrei no site da Prefeitura. Cheguei cedo, foi tranquilo e fui muito bem atendida, assim como na primeira dose. Fiz questão de vir pois só com a segunda dose que estamos realmente imunizados”, comentou a moradora de Santa Catarina Maria Nazareth, de 67 anos.

Quem também fez coro para que os idosos compareçam para segunda dose foi o porteiro Aucino Modesto de Almeida, de 67 anos.

“Hoje foi super tranquilo. Para os que ainda não vieram, faço um apelo para comparecer aos postos e tomar e segunda dose. Me cuido diariamente, sou porteiro e acho que todos precisam seguir usando máscara e álcool, mesmo após a segunda dose”.

Foto: Renan Otto