Início > Projetos Especiais > São Gonçalo apresenta projeto de requalificação do Rio Alcântara em Brasília

São Gonçalo apresenta projeto de requalificação do Rio Alcântara em Brasília

Publicado em:  22/07/2023

Iniciativa visa conquistar parcerias internacionais

A convite do Ministério das Cidade, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), participou da primeira fase do Projeto Cidade Presente, realizado pela Cooperação Brasil-Alemanha e coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmbh, em Brasília. Durante dois dias, uma equipe da Semgipe pôde dialogar com outros municípios em prol de projetos que aprimorem as condições para um desenvolvimento urbano mais integrado e centrado com o cidadão.

São Gonçalo foi um dos 12 municípios selecionados entre 170 propostas inscritas, de 23 estados e 17 capitais para participar do projeto.

A atividade fez parte do processo de aprimoramento e adequação dos projetos que irão receber possíveis fontes de financiamento. A iniciativa foi elaborada pelo Ministério das Cidades em parceria com a organização alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Durante os dois dias de oficina, os municípios puderam aprofundar e desenvolver as propostas dos 12 projetos com metodologias interativas e de aprendizado.

Na ocasião, a Semgipe apresentou o projeto “Recuperação socioambiental das margens do Rio Alcântara (eixo Jardim Catarina/Trindade/Complexo do Salgueiro) no município de São Gonçalo/RJ frente às emergências climáticas”, cujo objetivo é de identificar soluções inovadoras para a redução de enchentes nas regiões citadas.

“Foi muito importante a oportunidade que tivemos de participar desse encontro, onde pudemos dialogar, ter novas ideias e novos apoiadores. Além de toda a experiência, foi muito simbólico pois as pessoas estão acostumadas a ver São Gonçalo nas páginas policiais dos jornais, mas pudemos mostrar que temos capacidade para desenvolver projetos que criem soluções para os problemas da nossa cidade. A proposta que apresentamos visa elaborar soluções para as enchentes que assolam o município. Apresentamos o projeto de requalificação do Rio Alcântara, que passa pelo maior loteamento da América Latina, o Jardim Catarina. Nossa ideia é fazer dragagem e drenagem, atuar na qualificação viária e na despoluição do rio e, com isso, contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara. Foram dias importantes, onde conseguimos construir políticas integradas”, declarou a secretária da Semgipe, Maria Gabriela Bessa.

Originalmente denominado Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), o Projeto Cidade Presente tem como objetivo aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano mais integrado e centrado no cidadão.