Início > Uncategorized > São Gonçalo apresenta trabalho em encontro de Institutos do Brasil

São Gonçalo apresenta trabalho em encontro de Institutos do Brasil

Publicado em:  18/11/2022

Semgipe participa do 3º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, no Rio

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo participou do 3º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, no Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em Laranjeiras, no Rio, nesta sexta-feira (18). A pasta foi convidada para apresentar o trabalho de planejamento que vem sendo realizado, sobretudo o Plano Estratégico Novos Rumos, para diversas cidades do país que estão participando do encontro através dos seus institutos e secretarias de Panejamento.

“Na apresentação, falei sobre os desafios de implementação da cultura do planejamento em um regime de escassez orçamentária para investimentos e da oportunidade de transformar esse quadro com ações de captação de recursos. Também mostramos o planejamento e acompanhamento das ações com os recursos recebidos por São Gonçalo com a concessão da Cedae”, disse a secretária municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

Quatorze institutos de outros Estados e outras seis cidades que ainda não têm instituto participaram do encontro, que tem o objetivo de fortalecer o papel dos institutos de planejamento em todo país com a aplicação das políticas de longo prazo. “É muito importante para São Gonçalo estar inserido nas discussões sobre planejamento com atores de diversas localidades do país”, concluiu Maria Gabriela.

Criada na atual gestão, a Semgipe surgiu da identificação dos problemas estruturais enfrentados pelo município, sendo um dos principais o volume de recursos restritos para o desenvolvimento e oferta de políticas públicas para a população gonçalense. A Semgipe atua na busca ativa e ampliação de captação de recursos externos como forma de ampliar o acesso da população a serviços e equipamentos públicos. Além disso, é a responsável por fazer a integração, o monitoramento e a elaboração dos projetos estratégicos do governo, usando ferramentas de planejamento e gestão.

Impulsionado pelo recebimentos dos recursos obtidos com a venda da Cedae, o Plano Estratégico Novos Rumos nasceu com a pretensão de garantir a execução de projetos prioritários para a cidade. Divididos em eixos (Cidades Segura; Saudável; Bem Cuidada e Organizada; Justa e Inclusiva e Gestão Eficiente e Transparente) e metas, ele potencializa o processo de mudança no município. Lançado em 22 de setembro de 2021, ele é composto por 34 metas iniciais, das quais 18 estão em execução com mais de 220 ações em andamento.

Mais informações sobre o Plano Estratégico Novos Rumos podem ser conferidas em saogonçalo.rj.gov.br/plano-estrategico.