Início > Educação > São Gonçalo atualiza caderneta de vacinação nas escolas da rede municipal

São Gonçalo atualiza caderneta de vacinação nas escolas da rede municipal

Publicado em:  05/09/2023

Iniciativa é uma ação integrada das secretarias de Educação e Saúde

O município de São Gonçalo, aderindo à Campanha de Multivacinação, do Movimento Nacional pela Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, realizará, nos dias 13 e 14 de setembro, a vacinação de alunos de escolas municipais e creches conveniadas, de 0 a 5 anos, nas próprias unidades escolares. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação do município, seguindo o Plano Nacional de Vacinação, de forma a atualizar a situação vacinal dos alunos, evitando assim o retorno de doenças imunopreveníveis antes controladas.

A vacinação acontecerá através da ação “Verificação da situação vacinal”, uma das 14 ações realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado às duas secretarias, e estará presente nas 113 unidades de ensino que atendem a modalidade de Educação Infantil, junto com a Coordenação de Imunização. A estimativa é de que sejam alcançados quase 11 mil alunos.

“Esta parceria entre Educação e Saúde é de extrema importância para os nossos alunos. A escola é um lugar de acolhimento e nos preocupamos com a saúde e bem-estar de todos, por isso, aderimos à campanha do Ministério da Saúde e estamos à disposição para auxiliar no que for necessário”, disse o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Para que a vacinação ocorra, é necessário que o responsável pelo aluno dê autorização no documento que será enviado pela escola a partir desta quarta-feira (6) e disponibilize: o CPF ou Cartão Nacional do SUS do aluno; Registro de Nascimento ou RG do aluno; Caderneta de Vacina e Cópia do documento do responsável. Caso a criança não tenha caderneta de vacina ou tenha perdido, o responsável deve sinalizar previamente nesta autorização.

“A vacinação nas escolas vai facilitar os pais que não têm condições ou oportunidade de levar as crianças até os postos de saúde durante a semana. Só serão vacinadas as crianças que apresentarem a autorização dos pais. A imunização evita o retorno de doenças imunopreveníveis antes controladas, como sarampo, coqueluche, entre outras; e é importante para proteção individual e coletiva. Quanto mais cedo vacinar as crianças, menor a chance do desenvolvimento de doenças, complicações e até mortes”, disse a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde, Thainá Fratane.

No momento da avaliação das cadernetas, as equipes definirão quais vacinas precisam de atualização, podendo ser administradas várias vacinas no mesmo momento. A estratégia é denominada “vacinação simultânea”, é segura e oportuniza a atualização rápida das vacinas.

Foto: Julio Diniz