Início > Agricultura e Pesca > São Gonçalo avança em incentivos nas áreas agrícola e pesqueira

São Gonçalo avança em incentivos nas áreas agrícola e pesqueira

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/10/2021

Secretaria de Agricultura e Pesca agiliza acordos de cooperação 

O secretário de Agricultura, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales, se reuniu na manhã desta segunda-feira (18) com representantes da Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo e do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de firmar um acordo de cooperação entre as partes.

Na pauta, a unidade experimental de aipim com 9 mil pés, a unidade experimental de tilápia e a busca ativa para regularização da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), permitindo que os produtores familiares de São Gonçalo participem da chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios pela Secretaria de Educação, diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural para a alimentação escolar.

No caso das duas unidades experimentais, de tilápia e de aipim, o objetivo da parceria é levar o conhecimento técnico aos cerca de 160 produtores rurais que tenham interesse, para ajudar a alavancar as produções. Se na tilápia as conversas estão avançadas, no caso do aipim nada menos que 9 mil pés já foram plantados pela Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo, sendo o laboratório perfeito para os agricultores.

Merenda – A Secretaria de Educação de São Gonçalo segue com a chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural. As inscrições para grupos formais, informais ou fornecedores individuais estarão disponíveis até 29 de outubro, de 10h às 17h, na Subsecretaria de Alimentação Escolar, na sede da Secretaria de Educação (Travessa Uricina Vargas, 36 – Mutondo). A abertura dos envelopes será feita no dia 1 de novembro, às 10h, no mesmo endereço.

Desta forma, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Associação dos Produtores e o Sindicato dos Agricultores, irá realizar uma busca ativa para ajudar os agricultores a tirar a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documento indispensável para participar da chamada pública.

“Essa reunião foi muito produtiva, pois abordamos três importantes frentes de atuação do nosso município. Contudo, por conta do curto prazo, vamos arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto para auxiliar esses produtores na emissão desta declaração para participar dessa chamada pública”, disse o secretário de Agricultura Pesca e Assuntos Portuário, Roberto Sales, que se reuniu com o presidente  da Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo, Marco Antônio da Silveira Coelho e o  presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Guimarães.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Ribeiro
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content