Início > Meio Ambiente > São Gonçalo avança na limpeza de rios

São Gonçalo avança na limpeza de rios

Publicado em:  12/07/2022

Ação integrada entre Inea e Secretaria de Meio Ambiente do município

Depois do Rio Brandoas, Marimbondo e Imboaçu, nesta terça-feira (12) o programa ‘Limpa Rio’ promove, no Colubandê, a limpeza de um afluente do Rio Alcântara. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão vistoriando os rios da cidade para definir as áreas mais críticas a serem alvo do programa.

Aliado à iniciativa do Inea de iniciar a limpeza dos rios, a Prefeitura de São Gonçalo vem realizando, desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, uma série de ações para minimizar o impacto das chuvas, como a limpeza sistemática e expansão da rede de águas pluviais, reforço na coleta de lixo e campanhas de conscientização da população quanto ao descarte correto de resíduos sólidos.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, destacou o papel fundamental da população na manutenção dos serviços.

“Iniciamos essas limpezas junto ao Inea desde que o prefeito Capitão Nelson determinou o máximo empenho em relação ao problema das enchentes que atingem a cidade em períodos chuvosos. Mas também precisamos da colaboração de toda população gonçalense para que evite o descarte irregular de lixo, principalmente nos rios da nossa cidade”, completou o secretário.

Foto: Renan Otto