Início > Saúde > São Gonçalo avança na revitalização de unidades de saúde

São Gonçalo avança na revitalização de unidades de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/04/2023

Moradores do Jóquei recebem nova USF

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, entregou mais um posto de saúde revitalizado nesta segunda-feira (3). A Unidade de Saúde da Família (USF) Flávio Henrique de Brito, no Jóquei, recebeu as obras e está adequada conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. Esta é a 16ª unidade entregue e, assim como as outras 15, está padronizada – uma exigência do chefe do Executivo. 

 “Está tudo novo no posto, mas nada disso importa ou tem valor se não tiver um bom atendimento. O paciente tem que ter um acolhimento decente. Como servidor público, temos a obrigação de atender bem a população, do jeito que ela precisa. Vamos trabalhar com o coração aberto, com a mente aberta para receber os problemas das pessoas e deixar os nossos do portão para fora”, orientou o prefeito.

Capitão Nelson aproveitou a inauguração para falar sobre a importância da disputa pelos royalties do petróleo para São Gonçalo e pediu a colaboração dos moradores.

“Estamos fazendo muitas coisas em São Gonçalo, mas precisamos de recursos para dar andamento a todas as melhorias que a cidade precisa. A gente quer fazer um bom trabalho, mas falta recurso. Não é para o prefeito, é para a cidade. Por isso, todos os gonçalenses devem entrar nessa briga”, opinou.

Também presente na cerimônia de entrega do posto, o deputado estadual Douglas Ruas lembrou como começou a reformulação da rede da Atenção Básica, que conta com as revitalizações dos postos.

“Toda essa parte de reestruturação da Atenção Básica faz parte do Programa Novos Rumos, que é um plano estratégico com o eixo Cidade Saudável. Este eixo trata de toda a reestruturação na rede pública de saúde de São Gonçalo. Vamos atingir a entrega de 20 postos ainda neste mês de abril, entregando unidades revitalizadas. Mas o mais importante do que a estrutura física, é o atendimento humanizado que a nossa equipe vai prestar para toda essa região”, disse o deputado. 

O atendimento humanizado é também uma preocupação do secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha.

“Eu queria pedir a vocês, a cada profissional que vai atuar aqui, que trabalhe com respeito e amor a cada pessoa que for atender. Eu sou pediatra na cidade há 28 anos e fiquei por 15 anos na direção do Pronto Socorro Infantil (PSI) e sempre prezei por atender bem o paciente. Agora, a estrutura do posto está com dignidade para atender a população. Também temos que lembrar que a população deve colaborar na preservação do posto”, finalizou o secretário. 

A obra é uma conquista para a população do bairro, que vai contar com ambiente climatizado e ambientes com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). O posto recebeu pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada.

A unidade conta com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. O posto também conta com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. As equipes têm capacidade para atender 8 mil moradores.    

Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis, entre eles pré-natal, saúde da criança e do adolescente, hipertensão e diabetes, combate à tuberculose e hanseníase, saúde do homem, da mulher, grupo de apoio à amamentação e controle do tabagismo. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. 

Obras – A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza obras de manutenção e adequação em 15 postos de saúde. Neste mês, mais três unidades devem ser entregues: Anaia; Victor Chimelly, no Paiva; e USF Getúlio Vargas, no Boa Vista. Apesar das obras, os atendimentos das unidades de saúde continuam em endereços próximos das unidades ou nos próprios postos. 

Postos revitalizados entregues: 

1 – Badger da Silveira, Tribobó, 

2 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra, 

3 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo,

4 – Santa Luzia, bairro de mesmo nome, 

5 – Robert Koch, Patronato, 

6 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia, 

7 – José Avelino, Tribobó,

8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte

9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba – USF de Santa Izabel

10 – Aníbal Porto, em Monjolos 

11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro 

12 – Candoza

13 – Irmã Dulce, na Trindade  

14 – Hiparco Ferreira, no Engenho do Roçado

15 – Luiza de Marillac, no Novo México 

16 – Flávio Henrique de Brito, no Jóquei   

Postos em obra e locais de atendimento

1 – Adolfo Lutz – Rua Nazário Machado, 162, Amendoeira (Primeira Igreja Batista do Jardim Tiradentes)

2 – Tancredo Neves – USF Irmã Dulce, na Trindade  

3 – Bento da Cruz, no Porto Novo – Rua Capitão João Manoel, 2.810, no mesmo bairro

4 – Agenor José da Silva, em Jardim Catarina – Rua Navarro da Costa, lote 1, quadra 234 (antiga Rua 56, no Jardim Catarina)

5 – Luiz Carlos Prestes, no Barro Vermelho – Clínica do Barro Vermelho

6 – Juvenil Francisco Ribeiro, no Engenho Pequeno – Rua Mantiqueira, lote 8, quadra 15, no Engenho Pequeno

7 – Getúlio Vargas, no Boa Vista – Rua Carlos Paula, 90, Boa Vista

8 – Victor Chimelly, no Paiva – atendimento no local

9 – Neuza Goulart, em Palmeiras – Rua José Milton de Souza, 277, no mesmo bairro

10 – Luiz Paulo Guimarães – na mesma unidade em Lagoa Seca 

11 – Anaia, no Anaia – Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal

12 – Albert Sabin, Itaoca – Rua Antônio Leôncio, s/nº, Itaoca

13 – Vila Candoza – Rua João Capistrano de Abreu, 150, Vila Candoza

14 – Armando Leão – Rua Lauro Muller, 10, no Morro do Castro

15 – Louis Pasteur – Rua Artur Napoleão, em Guaxindiba

Novas construções da Atenção Básica em andamento

Clínica Gonçalense do Colubandê

USF José Bruno Neto, Boa Vista

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content