Saúde e Defesa Civil
Clínica da Lagoinha já faz exames para diagnóstico precoce do câncer de mama
07/01/2026
Clínica da Lagoinha inicia nesta quarta-feira os exames de mamografia
A oferta de serviços na rede pública municipal de São Gonçalo avança constantemente. Desta vez, os gonçalenses serão beneficiados com o início da oferta da mamografia na Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha nesta quarta-feira (07). A novidade representa mais um marco importante na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com a inclusão do novo serviço, os pacientes poderão realizar a mamografia mais perto de casa. Elas são agendadas através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo. A medida contribui para reduzir filas e agilizar o atendimento, especialmente para mulheres que fazem parte do público-alvo do rastreamento da doença.
“Estamos fortalecendo e descentralizando a oferta de exames na rede pública de saúde da cidade. A ampliação reforça o compromisso do município com a saúde da mulher, investindo em estrutura, tecnologia, prevenção e garantindo maior cobertura do exame em diferentes regiões da cidade”, explicou o prefeito Capitão Nelson.
A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo também vai oferecer o exame de mamografia em breve. A unidade finalizou as obras da sala onde o equipamento vai funcionar e aguarda a empresa responsável para a instalação, o que deve acontecer ainda nesta semana. O equipamento passará por testes e a equipe será treinada. A previsão é que o exame comece a ser realizado na unidade no próximo mês.
“Não tem como não enxergar a evolução da saúde em São Gonçalo. A mamografia eletiva (com agendamento), por exemplo, era oferecida apenas no Espaço Rosa no início da gestão. Agora, já é realidade no Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, e na Clínica da Lagoinha. Chegará muito em breve ao Mutondo e, até o fim do ano, na Clínica de Neves, que será inaugurada no segundo semestre. Vamos atender com esse exame de ponta a ponta, facilitando o acesso das pacientes mais perto de casa”, esclareceu o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gabriel Mello.
Lagoinha também já recebeu um tomógrafo de última geração. O aparelho está instalado e a equipe da unidade será treinada para realizar os exames neste mês. Atualmente, as tomografias eletivas são realizadas no Ciesg. Para os pacientes que passam por procedimentos no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha; e no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto; o exame também está disponível. Até o fim do ano, a Clínica de Neves também vai receber um tomógrafo.
Regulação – Todos os exames eletivos são agendados através da Central de Regulação, que organiza o fluxo de marcações de acordo com critérios clínicos. Para ter acesso aos procedimentos, os gonçalenses devem procurar as unidades de saúde da família (USFs) do bairro, que farão os encaminhamentos necessários. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço.
É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. Também é importante que o paciente salve o número (21) 3195-5198 e atenda a ligação. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados