Início > Guarda Municipal > São Gonçalo comemora 79 anos da GM com formatura da Romu

São Gonçalo comemora 79 anos da GM com formatura da Romu

Publicado em:  28/07/2017

Em comemoração aos 79 anos de existência da Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo, criada em 30 de julho de 1938, a corporação realizou uma solenidade no Rincão, no bairro Água Mineral, na manhã desta sexta-feira (28/7). Marcando a data, guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que já vinham atuando na cidade, receberam seus certificados de formatura. Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Ricardo Pericar; a primeira-dama, Eliane Gabriel; o secretário de Segurança Pública, Jorge Maranhão; o secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho); o coronel do 7º Batalhão de Polícia Militar, Ruy França; e o vereador Maciel, membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal.

A GM aproveitou a ocasião para apresentar seus planos de metas já alcançadas e metas a serem cumpridas no quadriênio 2017-2020, como exemplo, a criação do Grupamento Especializado de Ronda Escolar (GERE), com patrulhamento preventivo nas unidades escolares e no entorno, com o intuito de identificar possíveis riscos à segurança pública e à saúde física e mental dos alunos. Nesta quinta-feira (27), a Ronda Escolar promoveu o Primeiro Seminário de Ronda Escolar de São Gonçalo, que foi realizado na OAB-SG e contou com a presença de guardas municipais de outros municípios, onde puderam debater assuntos que abrangem o trabalho das rondas escolares nas cidades.

O secretário municipal de Segurança Pública, Jorge Maranhão, elogiou o trabalho da GM de São Gonçalo que, em meio a tantas dificuldades, consegue desempenhar com maestria seu trabalho de maneira preventiva.

“Temos o plano de metas com muitas delas já cumpridas e que demonstra que o trabalho está sendo realizado incansavelmente. Esperamos que até 2020 as metas estejam em prática e funcionando para o melhor de nossa cidade”, disse Maranhão.

Formatura da ROMU

A Romu é formada por guardas municipais voluntários, que estão de prontidão para assegurar que o cidadão tenha mais segurança, podendo atuar, em alguns casos, em conjunto com a Polícia Militar. Os GMs da Romu receberam treinamentos, como o tático com o Grupamento de Apoio Operacional (GAOP) de Macaé, e estão, desde o primeiro semestre do ano, realizando abordagens e prisões de criminosos nos principais bairros de São Gonçalo.

Foto: Girley Oliveira