Início > Saúde > São Gonçalo comemora Dia de Luta Antimanicomial

São Gonçalo comemora Dia de Luta Antimanicomial

Publicado em:  17/05/2022

Haverá apresentações na praça do Zé Garoto e no Teatro Municipal

Na Praça do Zé Garoto, haverá cantata dos usuários dos Caps Paulo Marcos Costa,  Mutondo, e Francisco dos Santos Siqueira, Centro; além das apresentações da Banda do AD2, atividade do Mestre Pulga, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPsi Alcântara) e declamações de poemas e canções pelos usuários do Caps Francisco dos Santos Siqueira.

No teatro, haverá a apresentação do jogral (declamações de poemas e canções) do Caps Francisco dos Santos Siqueira e atividades desenvolvidas pelo Caps Paulo Marcos Costa, como peças teatrais e oficinas.

A Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza, na próxima quarta-feira (18), atividades para comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) farão apresentações na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, às 9h; e no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro, às 17h30.

Assistência

Em São Gonçalo, a saúde mental conta com 19 leitos de emergência psiquiátrica no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. Para aqueles que precisam de atendimento ambulatorial, São Gonçalo possui três equipes multiprofissionais especializadas que atuam na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e no PAM Coelho. Há também os centros de atenção psicossocial (Caps). Neles, os usuários contam com equipe multidisciplinar especializada em saúde mental. O Caps III do Centro e o Caps AD III de Alcântara funcionam 24h para acolhimento dos usuários.

Atualmente, São Gonçalo conta com 10 residências terapêuticas que abrigam moradores provenientes de longas internações. Estas residências possuem entre seis e, no máximo, dez pessoas. As RTs contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador e acompanhante terapêutico.

Foto: Julio Diniz