Início > Saúde > São Gonçalo constrói legado de equipamentos na Saúde

São Gonçalo constrói legado de equipamentos na Saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/08/2023

Planejamento estratégico garante novas unidades em terrenos próprios

O Plano Estratégico Novos Rumos, que tem o eixo Cidade Saudável – dedicado exclusivamente à saúde – é o norteador das melhorias, construções e revitalizações realizadas na área. Em menos de dois anos do planejamento, que foi lançado no aniversário de São Gonçalo em 22 de setembro de 2021, no primeiro ano de governo do prefeito Capitão Nelson, 29 unidades de saúde já foram entregues à população, 16 somente este ano. 

     Ao todo, são 26 unidades da rede básica – as chamadas Unidades de Saúde da Família (USFs); duas da rede especializada – o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) e o PAM Neves e uma da rede de urgência e emergência – o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), que estão melhorando a qualidade de vida e a saúde de milhares de gonçalenses, além de abrir as portas para moradores de outras cidades, tornando-se referências para todo o Estado. 

     “No início de dezembro, o HCCOR iniciou os procedimentos e nem houve inauguração porque precisávamos colocá-lo em funcionamento o quanto antes. Estávamos com uma fila enorme de gonçalenses que necessitavam fazer um cateterismo com urgência. Em cinco meses de funcionamento, o HCCOR realizou mil cateterismos. É uma marca histórica em São Gonçalo. Estamos realizando também cirurgias oncológicas, revascularização e angioplastias, evitando que gonçalenses tenham que ir para o município de Vassouras realizar as cirurgias, como era antes”, disse o prefeito Capitão Nelson.  

    Mas os avanços não param por aí. Ainda há 15 unidades da rede básica em obras. Doze sendo revitalizadas e outras três sendo construídas: USF Água Mineral e as clínicas do Colubandê e de Neves. Essas duas últimas são grandes projetos de construção e oferta de serviços. Na especializada, o PAM Coelho entra em obras de expansão e revitalização na próxima semana. 

     E na urgência e emergência, o Hospital Retaguarda Gonçalense também já está em obras para ampliar dos atuais 64 para 144 leitos com a construção, ainda, de centro cirúrgico e tudo que é necessário para um hospital funcionar. No início do governo do Capitão Nelson, o hospital funcionava apenas no primeiro andar com a oferta de 30 leitos. O prefeito abriu o segundo andar e já havia ampliado a oferta de leitos para 64.  

     “Pegamos todos os equipamentos de saúde sucateados e ultrapassados. A minha vontade é meter a marreta e colocar tudo abaixo, mas não posso fazer isso de uma hora para outra. Só da Atenção Básica são 117 postos e queremos entregar todos os que funcionam em prédios próprios revitalizados e padronizados. Por isso, estamos trabalhando muito e vamos conseguir melhorar ainda mais a saúde em São Gonçalo”, disse o prefeito.     

     A próxima grande obra que o Capitão Nelson pretende realizar é o novo hospital de pronto atendimento da urgência e emergência, que vai substituir o atual Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto. “Estamos com o projeto do novo hospital, que terá 200 leitos, pronto. Ele está em avaliação no Tribunal de Contas do Estado. Esperamos que entre em licitação até o fim deste mês. Será o nosso hospital de vergonha na cara”, finalizou o Capitão.            

Unidades entregues: 

1 – Badger da Silveira, Tribobó 

2 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra 

3 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

4 – Santa Luzia

5 – Robert Koch, Patronato 

6 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia

7 – José Avelino, Tribobó

8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte

9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba 

10 – Aníbal Porto, Monjolos 

11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro 

12 – Florença Helena Pereira, Largo da Ideia 

13 – Luiza de Marillac, Novo México 

14 – Irmã Dulce, Trindade 

15 – Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado

16 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei

17 – Candoza

18 – Getúlio Vargas, Boa Vista

19 – Anaia

20 – Victor Chimelly, Paiva

21 – Adolfo Lutz, Amendoeira

22 – Tancredo Neves, Luiz Caçador

23 – Neuza Goulart, em Palmeiras 

24 – José Bruno Neto, Boa Vista 

25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno 

26 – Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina

27 – Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg)

28 – PAM Neves 

29 – HCCOR

Unidades em revitalização e construção

1 – Armando Leão, Morro do Castro

2 – Altair da Silva, Mutuá 

3 – Gladys Ramos Freitas Considera, Santa Isabel

4 – Agenor José da Silva, Jardim Catarina 

5 –  Roberto Silveira, Vista Alegre

6 – Clínica do Colubandê

7 – Cândido Rondon, Colubandê

8 – Água Mineral 

9 – Bento da Cruz, Porto Novo 

10 – Clínica de Neves

11 – Albert Sabin, Itaoca

12 – Louis Pasteur, Guaxindiba

13 – Luiz Paulo Guimarães, Laranjal

14 – Bandeirantes

15 – USF Itaúna

16 – Retaguarda Gonçalense

17 – PAM Coelho

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content