Início > Educação > São Gonçalo conta com programa de reforço educacional

São Gonçalo conta com programa de reforço educacional

Publicado em:  18/03/2022

Oficina de Letramento estimula aprendizagem

Com o objetivo de dar suporte aos alunos com problemas na alfabetização, a Oficina de Letramento do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), no Vila Lage, atende a cerca de 40 crianças e adolescentes com mais de 9 anos por semestre, usando vários métodos que são definidos de acordo com cada aluno,  como figuras, jogos e outros exercícios de aprendizado.

Na Oficina Pedagógica, foi identificado que muitas crianças chegavam com dificuldades na leitura e escrita, com defasagem de idade, estando em desacordo com o tempo de alfabetização. Um grupo de professoras do CIM resolveu criar a Oficina de Letramento.  Para a professora, Marcelle Abreu, a melhor emoção é quando os alunos aprendem as primeiras palavras e entendem o que estão dizendo.

“A primeira palavra, os olhinhos brilhando. As primeiras quatro palavras são as mais emocionantes, que os alunos começam a identificar ao seu redor as palavras e entendê-las no contexto de cada momento. Normalmente a criança não está entendendo porque ela não está se ouvindo e, quando ela entende, vê que aquelas palavras têm significado, é muito gratificante”, afirmou Marcelle Abreu.

Aprendendo e brincando ao mesmo tempo, Kauã Rafael Coutinho, de 10 anos, e Kauã Rafael Saldanha, de 15 anos, participam às quintas-feiras da Oficina de Letramento. Cada um com seu nível de dificuldade, com seus exercícios específicos, vão chegando ao objetivo: aprender a ler e escrever.

Foto: Lucas Alvarenga