Início > Saúde > São Gonçalo debate saúde da população negra

São Gonçalo debate saúde da população negra

Publicado em:  27/10/2023

Programa municipal atua em aprimoramento das políticas públicas

A Coordenação do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da População Negra realizou, na manhã desta sexta-feira (27), o evento “Mobilização Pró-Saúde da População Negra” no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura.

O objetivo do programa é atender à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), criada em 13 de maio de 2009, que tem como propósito garantir maior grau de igualdade no atendimento à saúde.

A assistente social e coordenadora do programa, Belmira Félix, explicou o racismo na rede de saúde pública e destacou a importância da implantação do quesito raça e cor na saúde. “Estamos traçando o perfil dos negros na rede de saúde para melhor atender em suas questões específicas”, disse Belmira.

Em São Gonçalo, o Programa Municipal de Saúde da População Negra trabalha durante todo o ano para fazer o levantamento desta população nas unidades de saúde. O programa já teve desdobramentos com a implantação de outros segmentos.

A responsável da área técnica da Vigilância da Doença Falciforme, Lilian Quelen dos Santos Andrade, falou sobre a doença, que é hereditária e mais comum em indivíduos da raça negra. Ela teve origem no continente africano e chegou ao Brasil com a escravização.

Participaram do encontro a professora doutora Andreia Oliveira da Silva, que é adjunta de Anatomia e Fisiologia da UERJ, que falou sobre doenças mais frequentes na população negra; a enfermeira obstetra da Maternidade Municipal Mário Niajar, Ana Beatriz Brum da Penha, que abordou a Saúde da Mulher Negra na Gestação, entre outros palestrantes.

Foto: Julio Diniz