Início > Assistência Social > São Gonçalo debate soluções para pessoas em situação de rua

São Gonçalo debate soluções para pessoas em situação de rua

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/05/2022

Prefeitura reforça abordagens e anuncia novos equipamentos

A Prefeitura de São Gonçalo participou, nesta segunda-feira (16), da audiência pública “Pessoas em situação de rua: construindo soluções”. A sessão, presidida pelo vereador Vinícius, foi marcada pela integração entre as secretarias do Executivo para aperfeiçoar recursos já existentes e buscar meios para seguir atuando no atendimento às pessoas em vulnerabilidade. 

“Destaco a importância da construção coletiva de soluções para um grande projeto de como vamos avançar na recuperação das pessoas em situação de rua. Sabemos que cresce a cada ano o número de pessoas vivendo em vulnerabilidade e é de grande importância promover discussões com o Legislativo, o Executivo e a sociedade civil”, declarou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio. 

A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, destacou a Meta 27 do Plano Estratégico Novos Rumos, que consiste na ampliação e reforma dos equipamentos próprios da Assistência Social. 

“Por determinação do prefeito Capitão Nelson, estruturamos um planejamento para que pudéssemos atender às demandas da cidade, que não são poucas, com recursos oriundos do leilão de concessão dos serviços da Cedae. E o trabalho que envolve as pessoas em situação de rua é uma missão. É um tema muito importante que nos toca e estamos empenhados em melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua em estado de vulnerabilidade”, afirmou a secretária.

Entre as ações da Meta 27 do Novos Rumos está a construção de uma unidade do Centro Pop em Vista Alegre, que vai contar com canil, lavanderia, área de convivência, vestiários, além da reforma da unidade já existente no Mutondo. Maria Gabriela também anunciou a realização de uma obra de adequação no Centro de Acolhimento Social em Vista Alegre.

“Entendemos que essas reestruturações irão promover um melhor atendimento às pessoas assistidas, visto que planejamos distribuir os equipamentos de maneira uniforme no território”, informou a secretária.  

O secretário de Ordem Pública, Capitão Wellington Moreira, destacou que seus agentes desenvolvem, junto com a Assistência Social, um trabalho de acolhimento às pessoas em situação de rua, não de remoção. 

“Entendemos que as questões que cercam as pessoas em situação de rua envolvem muitos atores da sociedade. Como atuamos nesse governo com secretarias integradas, atualmente temos uma interação com o Centro Pop nas abordagens noturnas, através do apoio dos agentes do São Gonçalo Presente, pois sabemos que é uma abordagem que demanda peculiaridades que buscam a conscientização, ou seja, o policial atua tanto promovendo quanto auxiliando a segurança da equipe que ali está trabalhando”, explicou.

O secretário de Ordem Pública também destacou a questão dos usuários de drogas que acabam cometendo pequenos furtos, o que atrapalha muito a sensação de segurança no município.

“Eventualmente essas pessoas são presas em flagrante, mas são liberadas após a audiência de custódia, pois o crime é sem violência ou sem grave ameaça. Esse crime não mantém a pessoa presa. Inclusive, faço uma proposta ao presidente da audiência pública para que nas próximas chamem também membros do Judiciário para que a gente exponha que é uma situação que vai além da alçada das secretarias de Assistência Social e Ordem Pública”, observou o secretário . 

A mesa também foi composta pelo secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas, Wanderson Dias; a superintendente do programa estadual “RJ para Todos”, Gilvania Coutinho; e a presidente da OAB de São Gonçalo, Andreia Pereira. 

Autor: Ascom
Foto: Danilo Lugli
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content