Início > Administração > São Gonçalo decreta ponto facultativo no dia 3

São Gonçalo decreta ponto facultativo no dia 3

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/10/2023

Unidades de urgência de Saúde irão funcionar normalmente

A Prefeitura de São Gonçalo decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira (03), após o feriado do Dia de Finados nesta quinta-feira (2). O ponto facultativo, no entanto, não se aplica a alguns servidores lotados nas secretarias municipais de Conservação e Obras, Saúde e Defesa Civil e profissionais de atividades que não podem ser suspensas por serem essenciais. 

As Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia e os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto, estarão funcionando normalmente 24h de quinta-feira (2) até domingo (5). A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, também funciona 24h, assim como a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto.  

O Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, que realiza os testes para detectar o coronavírus e consultas para os gonçalenses sintomáticos, funciona quinta-feira (2) e sexta-feira (3), das 8h às 13h. A unidade não vai abrir sábado (14) e domingo (15). Vale lembrar que os gonçalenses têm que chegar uma hora antes da previsão de término da testagem.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira, no Centro (Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro, telefone: 2607-5960) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três, telefone: 3606-9224) vão funcionar 24h durante todo o período. Os demais ficarão fechados. 

As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem somente no sábado (4), das 8h às 13h, para as vacinações contra o coronavírus e gripe. O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), em Vila Três, funciona normalmente na sexta-feira (3) para os pacientes agendados. 

A aplicação da vacina antirrábica humana acontece no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, na quinta-feira (2) e no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, na sexta-feira (03), das 8h às 12h. Estas duas unidades abrem, exclusivamente, nestes dias para a vacinação antirrábica. 

Quando necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao PSC, no Zé Garoto, que funciona 24h todos os dias. Em casos de acidentes graves que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, fora do horário de atendimento nos polos sanitários, o paciente pode procurar o PSC para avaliação. 

Todas as outras unidades de saúde da atenção básica e especializada estarão fechadas de quinta-feira (2) até domingo (5). São elas: todos os postos de saúde, clínicas, PAMs, CER III, Clínica de Fisioterapia de Nova Cidade, Clínica Municipal da Criança, Espaço Rosa, polos sanitários e outros Caps. A Secretaria de Saúde informa que todas as unidades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (6). 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content