Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo destaca papel do guia de turismo

São Gonçalo destaca papel do guia de turismo

Publicado em:  10/05/2022

Evento no Teatro Municipal estimula ações no setor

Nesta terça-feira, 10 de maio, Dia Nacional do Guia de Turismo, a Secretaria de Turismo e Cultura promoveu o painel “Relevância do Guia de Turismo no Cenário Nacional”, no Teatro Municipal de São Gonçalo.

“Para homenagear o guia de turismo da cidade preparamos esse painel em forma de celebração e valorização da data, pois sabemos a grande quantidade de profissionais da área que tem na cidade. Reunimos quatro guias de turismo de diferentes segmentos para enriquecer o debate”, disse o mediador do painel, o vice-presidente da TurisRio, Felipe Rocha.

O evento foi dividido em três momentos. O primeiro foi focado na experiência do guia de turismo como gestor público, apresentado por Janderson Muniz, secretário de Turismo de Rio Bonito; o segundo teve a participação de Fabio Nascimento, presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura (Acta), que falou sobre as possibilidades de desenvolver os roteiros de turismo de natureza no município; e Marcos Vichi, representando o Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (Cieth), que abordou as áreas de atuação e a importância da formação do guia de turismo.

Durante o painel, representantes da Secretaria de Turismo e Cultura informaram sobre a assinatura do termo de cooperação técnica com o Cieth que irá oferecer bolsas de até 50% de desconto nos cursos de capacitação. Interessados devem comparecer à sede da secretaria, que fica no Centro Cultural Joaquim Lavoura, para mais informações. A expectativa, a longo prazo, é que seja construída uma sede do Cieth no município de São Gonçalo.

Foto: Luiz Carvalho