Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo divulga programação da 1ª Semana da Umbanda

São Gonçalo divulga programação da 1ª Semana da Umbanda

Publicado em:  09/11/2021

Vão acontecer mesas de debates, apresentações culturais, solenidades, estudos científicos, entre outras ações

O município de São Gonçalo é considerado o berço da anunciação da Umbanda, uma religião brasileira com elementos de religiões africanas, indígenas e cristãs. Especificamente no dia 15 de novembro de 1908, no bairro de Neves, houve a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Na ocasião foi anunciada ao mundo a Umbanda, uma “manifestação do espírito para a caridade”.

Nesses 113 anos de existência, a religião se expandiu, ultrapassando os limites de São Gonçalo. Durante esses anos, muitos foram os desafios para manter a religião viva, que foi vítima de perseguições e apagamentos históricos em muitos episódios.

Em janeiro de 2020, o secretário de Secretário de Turismo e Cultura, então vereador Lucas Muniz, aprovou a “Semana da Umbanda em São Gonçalo”, a lei que propõe a criação de eventos que tragam visibilidade, respeitabilidade e reconhecimento a essa religião na cidade.

E, neste ano, a Secretaria de Turismo e Cultura selecionou um grupo de adeptos da religião para criar a 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo, com diversas atividades abertas para a participação da população. Na programação, mesas de debates, apresentações culturais, solenidades, estudos científicos, entre outras ações.

Nesta quinta-feira (11), o evento se inicia com a mesa de debates “As outras Umbandas”, com participação da Comissão Organizadora da 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo. O encontro vai contar com a presença de Mãe Flávia Pinto, Pai Junior D’Oxóssi, Pai Pablo Santa Clara e Mãe Ana D’Iemanjá, às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Na segunda (15), às 9h, na Praça Zélio Fernandino de Moraes, em Neves, acontece a solenidade do Dia da Umbanda, com a Lavagem da Praça Zélio Fernandino de Moraes e inauguração de uma placa de homenagem à data. Logo em seguida, haverá uma apresentação cultural.

Já na terça-feira (16), haverá mesa de debates “Umbanda, Zélio e São Gonçalo”, também com a comissão organizadora da 1ª Semana da Umbanda. Como convidados, os professores Rui Aniceto, Luciano Tardock, Camila Fogaça e Pedro Rebelo. O evento acontece às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Na sexta (19), será realizada a 2ª Cerimônia Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo, às 16h, na Câmara Municipal, no Centro. Na ocasião, haverá apresentação cultural, lançamento do artigo científico “Lugar de luta e memória: A construção do Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo/RJ” e uma homenagem com entrega de monções para os dirigentes gonçalenses das religiões afro-brasileiras.

Encerrando a programação, no sábado (20), vai acontecer o “Lançamento do Site MuseUmbanda e a importância desse aparelho na luta contra a Intolerância Religiosa”, com os autores do Projeto MuseUmbanda e a Secretaria de Turismo e Cultura. Como convidados, os autores Alexandre Cumino, José Beniste, Cláudia Alexandre e o jornalista Marcelo Fritz. O lançametno acontece às 19h, no Teatro Municipal de São Gonçalo.

Foto: Ascom