Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Agentes continuam realizando o serviço nos bairros com o objetivo de conter a transmissão do coronavírus
A vacina chegou, mas ainda não está disponível para todos os gonçalenses e os meios de prevenção ao Coronavírus devem continuar. Por isso, uma das ações da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, é a sanitização dos bairros, que acontece diariamente. Além da sanitização, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental também fazem o trabalho de controle de arboviroses, principalmente o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As equipes conseguem sanitizar toda a cidade a cada 15 dias e a programação é divulgada toda semana. As unidades de saúde são sanitizadas, toda semana, com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água. As ruas dos bairros recebem o trabalho das 22 motofogs, que soltam o mesmo quaternário de amônia, mas diluído em glicerina vegetal no ar. Outras 10 motos são usadas no combate ao Aedes aegypti.
“Temos duas frentes de trabalho que trabalham com prevenção. Mas a população, nos dois casos, precisa colaborar. Ainda precisamos manter o isolamento social, usar máscaras e manter as mãos limpas para controlar o avanço da Covid-19. A vacina chegou para um grupo pequeno de pessoas. As restrições devem ser mantidas. E, dentro das casas, devemos cooperar não deixando água parada, que ajuda na proliferação do Aedes aegypti”, disse o diretor do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Adaly Fortunato.
Programação Sanitização:
Segunda-feira (25): Jardim Catarina, Pita e Coelho
Terça-feira (26): Trindade
Quarta-feira (27): Barro Vermelho, Itaúna, Rocha, Mutondo e Porto do Rosa
Quinta-feira (28): Boaçu, Porto Novo, Nova Cidade e Mutuá
Sexta-feira (29): Galo Branco, Vista Alegre, Laranjal, Porto da Pedra e Engenho Pequeno
Programação do controle de arbovirose:
Segunda-feira (25): Boa Vista, Itaúna e Rocha
Terça-feira (26): Guaxindiba, Boaçu e Laranjal
Quarta-feira (27): Jardim Catarina
Quinta-feira (28): Coelho, Gradim e Alcântara
Sexta-feira (29): Trindade
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados