Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo e Niterói “Além da Ponte”

São Gonçalo e Niterói “Além da Ponte”

Publicado em:  21/05/2019

No próximo sábado (25), às 11h, a Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto), em São Gonçalo, será palco para a apresentação da Orquestra La Salle, situada na cidade de Niterói, que escolheu São Gonçalo para integrar o projeto “Niterói Além da Ponte”, através de parceria entre as prefeituras. O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim a circulação de artistas em todos os lugares. No mesmo local, a iniciativa também vai oferecer ao público gonçalense a apresentação de “SHAKESPEARE, William”, espetáculo teatral comemorativo aos 400 anos da morte do autor, no dia 13 de julho. Toda a programação terá entrada gratuita.

Durante os eventos, o público também terá a oportunidade de acompanhar uma exposição fotográfica composta por trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix.

Tradição – A Orquestra La Salle está comemorando 62 anos de atividades na formação musical dos alunos do Colégio La Salle Abel, situado na Zona Sul de Niterói. Fundada pelo maestro Pedro Motta (avô do atual maestro Henrique Manso Junior), a orquestra vem, desde então, inovando em seus espetáculos, com uma formação diferenciada e um repertório variado, tendo entre seus pilares a valorização da música brasileira, por meio de novos arranjos.

No decorrer das décadas, a orquestra registra apresentações em mais de 200 cidades brasileiras, como Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de ter gravado dois CDs e dois discos de vinil (LPs). Em 1988, o maestro Henrique Manso, filho de Pedro Motta, assumiu a orquestra assessorado pelo seu filho Henrique Manso Junior, que desde 2008 dirige o conjunto.

Atualmente, a atividade conta com cerca de 100 alunos de 6 a 18 anos, que vão do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Toda a proposta de trabalho oferecida hoje foi atualizada pelo Maestro Henrique Manso Junior, que trouxe sua experiência musical de gravações e shows com Sandra de Sá, Jorge Benjor, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Jorge Vercilo, Sony, Universal Music, EMI, etc. Com isso vem aprimorando e modernizando a metodologia aplicada.

Teatro – No dia 13 de julho, às 18h, também na Praça Zé Garoto, o espetáculo teatral “SHAKESPEARE, William” será a atração do projeto Niterói Além da Ponte, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. A direção geral é de Eleusa Mancini.

A peça representa trechos adaptados de 15 das 39 peças escritas por Shakespeare, entre elas Romeu e Julieta, Hamlet, A Megera Domada, Rei Lear, Os Dois Cavalheiros de Verona, Henrique V, MacBeth, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, Noite de Reis, Timão de Athenas, Otelo, Antônio e Cleópatra, A Comédia dos Erros e Henrique VIII. A programação é dividida em cinco blocos intercalados com apresentações bem humoradas, nas quais são destacadas informações a respeito da vida e da obra de William Shakespeare.

O elenco é formado por Marcos Ácher, Sérgio Di Paula, Juliano Antunes, Jean Bodin, Pedro Lopes e pelo coreógrafo Luã Lima, que assina a coreografia do espetáculo.

A trilha sonora é inspirada na música do Reino unido, onde Shakespeare escreveu as peças. Entre os gêneros musicais destacam-se as músicas célticas, irlandesas, escocesas e inglesa – medieval e renascentista, além de temas folclóricos e tradicionais.

Projeto Niterói Além da Ponte – A iniciativa levará 35 artistas niteroienses das áreas de música, dança, teatro e fotografia a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio e julho, sempre nos fins de semana (sexta a domingo). Todos foram selecionados via edital da Prefeitura de Niterói.

Mais informações em www.niteroialemdaponte.com.br

Niterói Além da Ponte em São Gonçalo

Apresentação Orquestra La Salle

Data: 25 de maio (sábado)

Apresentação SHAKESPEARE, William

Data: 13 de julho, sábado

Local: Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto)

End: Duas entradas: uma pela Rua Vereador Clemente Souza e Silva e outra pela Rua Cel. Serrado.

ENTRADA GRATUITA