Início > Projetos Especiais > São Gonçalo e ONU-Habitat debatem papel da mulher na sociedade

São Gonçalo e ONU-Habitat debatem papel da mulher na sociedade

Publicado em:  15/03/2024

Evento na Semgipe destaca força feminina na gestão pública local

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta sexta-feira (15), uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no auditório da Secretaria de Saúde.

Mulheres da secretaria – que é majoritariamente formada por elas – assistiram palestras, participaram de rodas de conversa e dinâmicas de grupo. A ação foi em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A secretária da Semgipe, Maria Gabriela Bessa, abriu as apresentações pedindo uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade como um todo.

“Estamos comemorando o Dia da Mulher, mas nós somos muito mais do que um dia só. Planejamos esse dia para ser um momento da gente pensar, refletir a nossa existência neste mundo, na sociedade, o nosso papel, inclusive na política. Eu me sinto super orgulhosa de liderar o trabalho da Semgipe e o grande diferencial é que a Semgipe é majoritariamente liderada por mulheres. Como ainda somos minoria em muitos espaços, acho importante a gente refletir sobre o que a gente está fazendo, o que mais podemos fazer e em que a gente pode contribuir”, disse a gestora.

A oficial nacional da ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes, com a sua equipe, apresentou dados sobre os espaços ocupados pelas mulheres no Brasil e a diferença numérica em relação aos homens na gestão pública, nos espaços em geral e, principalmente, no poder. A demonstração foi aberta para discussões e apontamentos das mulheres presentes. Após a apresentação, um jogo foi realizado entre as participantes, que responderam muitas perguntas sobre o seu papel na sociedade.

“O dia da mulher é todo dia, mas a gente tem o mês de março para lembrar da nossa existência, importância, desafios e avanços. Hoje, a gente preparou uma apresentação com alguns dados que fazem a gente refletir. A nossa roda de conversa com perguntas serve para a gente conversar, ouvir opiniões e trocar experiências, o que é o nosso maior objetivo”, disse Rayne.

A ONU-Habitat é uma agência da ONU que trabalha com os temas relacionados à vida nas cidades e tem um olhar através da ótica do planejamento urbano entendendo como se dá a ocupação do espaço público, como é a mobilidade, como é a mudança do clima, questões de violência e reúne dados e indicadores e conta com planos estratégicos, principalmente nas cidades.

São Gonçalo, através da Semgipe, assinou acordo com a ONU-Habitat, no ano passado, para acompanhar de perto como as ações do município estão alinhadas às agendas internacionais de desenvolvimento sustentável. O objetivo da iniciativa é fortalecer a estrutura de gestão urbana de São Gonçalo para planejar e implementar políticas públicas que acelerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foto: Fabio Guimarães