Início > Desenvolvimento Social > São Gonçalo é referência no Estado do Rio com Programa Acessuas Trabalho

São Gonçalo é referência no Estado do Rio com Programa Acessuas Trabalho

Publicado em:  11/12/2020

A equipe técnica do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA), recebeu na manhã desta quinta-feira (10), representantes dos municípios de Belford Roxo e Silva Jardim, para um bate-papo sobre o serviço que vem sendo desenvolvido em São Gonçalo, considerado referência no Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no auditório da Guarda Municipal, no bairro Venda da Cruz.

O Acessuas Trabalho realiza oficinas temáticas para o desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho. Com o desafio de construir e adotar estratégias que ampliem a eficiência das ações, implicando em novas formas de qualificação e formação profissional, os técnicos do programa vêm contribuindo para a redução das desigualdades no município.

Durante o encontro, os profissionais discutiram sobre a importância da articulação intersetorial para novas perspectivas e novos caminhos. Leonarda Martins, coordenadora da Proteção Social Básica na Prefeitura de Silva Jardim, destacou a importância desse encontro.

“Nós vamos implementar o Acessuas no nosso município e sabíamos que o programa já estava em prática em São Gonçalo. Viemos em busca de experiências e troca de ideias. Foi um encontro muito produtivo”, afirma Leonarda.

Desenvolvido no município desde 2017, o Acessuas contabiliza 1569 atendimentos e já beneficiou cerca de 2 mil famílias, por meio de oficinas gratuitas de empreendedorismo e economia solidária. O foco do município foi trabalhar produzindo recursos com o mínimo de material, através de oficinas gratuitas de inserção do mercado de trabalho.

Por sua experiência exitosa, São Gonçalo foi convidado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), em novembro de 2019, para apresentar sua “case” de sucesso com experiências ligadas a empreendedorismo e economia solidária durante o “I Seminário Estadual de Articulação Intersetorial do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho”.

“Eu, enquanto assistente social, profissional do SUAS e coordenador do Acessuas Trabalho em São Gonçalo, acredito que o fortalecimento do Programa por meio de articulações como essa pode garantir uma efetivação enquanto serviço e o município só tem a ganhar com isso. Em tempos de grandes adversidades e dificuldades, a população gonçalense tem se reinventado para garantir o sustento da sua família e, com isso, a equipe Acessuas não poupa esforços para ofertar um serviço de qualidade que direcione essas pessoas a desenvolverem seus negócios. Através da realização de oficinas de empreendedorismo, economia solidária entre outros temas abordados o Programa vem empoderando famílias, fortalecendo suas potencialidades e conquistando seu espaço no território”, destaca Diego Martins, coordenador do programa.

Autor: Luciana Pimentel