Início > Administração > São Gonçalo economiza com novo sistema de informações

São Gonçalo economiza com novo sistema de informações

Publicado em:  18/05/2022

Processos por meio virtual também aceleram procedimentos

Após pouco mais de um mês da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a Prefeitura de São Gonçalo já registra uma redução de mais de 10.500 folhas de papel. A mudança dos processos do meio físico para o virtual resultará, ao longo do ano, uma economia anual superior a R$ 1,5 milhão com papel e toners de impressão.

O sistema, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para instituições públicas, permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro da própria plataforma, proporcionando a virtualização de processos e documentos, possibilitando atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.

“A melhora na dinâmica de envio e recebimentos de documentos ganhou velocidade, pois com o uso do SEI essa tarefa agora é realizada digitalmente, evitando também um possível extravio de documentos. Outro ponto positivo é a sustentabilidade no uso dos recursos empregados na elaboração dos processos administrativos, impressão, uso de toner, deslocamento de servidor para entrega de documento, em que muitas das vezes são realizadas utilizando automóveis devido a distância entre as unidades”, analisou o analista na área tecnológica Marcos Paulo Silveira da Silva, gestor responsável pela implementação do SEI.

Como divulgado em Diário Oficial, a implantação dos novos assuntos administrativos no SEI se dará de forma gradativa e escalonada. Atualmente presente nos 25 órgãos e secretarias da Prefeitura, o SEI já conta com mais de 800 usuários. A perspectiva é que nos próximos meses esse número cresça por conta da inclusão do sistema nas unidades educacionais e postos de saúde.

Foto: Renan Otto