Início > Saúde > São Gonçalo elabora novo Plano Municipal de Saúde

São Gonçalo elabora novo Plano Municipal de Saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/07/2025

Seminários reúnem gestores, trabalhadores e usuários da rede

O setor de Planejamento da Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, se articula para produzir o próximo Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2026-2029 e a Programação Anual de Saúde (PAS) para o próximo ano. Para auxiliar na elaboração do plano, gestores, trabalhadores e usuários da rede pública municipal de saúde serão ouvidos durante os seminários regionais participativos de elaboração do PMS neste mês.

“Dividimos o município por região e faremos três dias com seis encontros para ouvir as sugestões de quem trabalha e de quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS). A gente vai apresentar o plano e conversar sobre os territórios. Queremos montar um plano com interesses e características de quem realmente usa a saúde pública”, explicou Gilson Andrade, diretor do setor de Planejamento.

A elaboração do PMS também leva em consideração as propostas oriundas das conferências que aconteceram nos últimos três anos e em 2025 e que são de competência municipal e do Conselho Municipal de Saúde. Após as reuniões, as sugestões serão sistematizadas e a montagem do PMS deve começar em agosto.

O PMS é o planejamento das ações, serviços, prioridades e metas de saúde do SUS para os próximos quatro anos do governo municipal. Ele também aponta os orçamentos e fontes para cada tipo de ação através da PAS, que é realizado anualmente, sempre para o ano subsequente. O PMS sempre está em entendimento com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da cidade.

“Todo esse processo, inclusive com a participação da população, além de regionalizar as ações e serviços, valoriza a transparência e garante a aplicação dos recursos financeiros destinados à saúde. O objetivo é sempre, a cada plano, melhorar a assistência quantitativamente e qualitativamente com metas e objetivos claros”, finalizou Gilson. 

Autor: Ascom
Foto: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content