Início > Fundação de Artes, Esporte e Lazer > São Gonçalo em Movimento transforma vidas

São Gonçalo em Movimento transforma vidas

Publicado em:  27/02/2024

Conheça Gabriela Teixeira, a menina que desafiou as limitações

O projeto da Fundação de Artes, Esporte e Lazer da cidade,  São Gonçalo em Movimento, vem transformando vidas e trazendo novas esperanças para  famílias com crianças especiais. Entre os muitos casos de sucesso, o de Gabriela Teixeira se destaca como um verdadeiro testemunho do poder transformador do esporte.

Gabriela, de apenas 16 anos, enfrenta os desafios impostos pela Síndrome de Kabuki – uma condição genética rara que afeta múltiplos aspectos do desenvolvimento físico e intelectual. Antes de se juntar ao São Gonçalo em Movimento, Gabriela enfrentava dificuldades significativas: dependência de fraldas, limitações na comunicação, problema cardiovascular, no funcionamento dos rins, problemas associados ao sobrepeso, entre outras questões.

A mudança começou quando sua família a inscreveu para fazer as aulas de ginástica e balé, ambos núcleos do bairro Maria Paula.

“Inscrevê-la foi uma decisão que mudou nossas vidas e mudou de uma forma que nós não estávamos esperando”, conta a mãe de Gabriela, emocionada, Andreia. Desde o início, o projeto acolheu Gabriela promovendo um ambiente de inclusão e apoio.

Os resultados foram notáveis. Em poucos meses, Gabriela conquistou marcos significativos: ela deixou de usar fraldas, começou a interagir com a turma e a dizer algumas palavras e, surpreendentemente, emagreceu mais de 10 kg – um feito que trouxe benefícios imensuráveis à sua saúde e qualidade de vida.

“Ver a Gabriela sorrindo e participando ativamente das aulas é uma alegria indescritível para nós. Hoje ela tem amigas, ela consegue conversar, participa ativamente das atividades e o carinho de todos vai só impulsionando ela a vencer seus desafios”, afirma a mãe.

O sucesso de Gabriela é um dos muitos que emanam do São Gonçalo em Movimento, um projeto que prova o papel vital do esporte e da atividade física na superação de desafios e na promoção da inclusão. Através de sua abordagem inclusiva, o projeto está abrindo novos caminhos para crianças com necessidades especiais, garantindo que cada uma delas tenha a oportunidade de se desenvolver.

“Estou extremamente feliz com esse relato tão potente. Certamente esses resultados da Gabriela são fontes de inspiração e um lembrete do potencial inexplorado em cada criança, independentemente das barreiras que possam enfrentar. O São Gonçalo em Movimento está mostrando de fato o seu poder de transformar vidas, não apenas para as crianças participantes, mas para toda a comunidade. A história de Gabriela é apenas um capítulo nesse movimento maior de mudança, inclusão e alegria” celebra o secretário municipal de Governo e presidente da Fundação de Artes, Esporte e Lazer, Fábio Araújo.

Para aqueles interessados em participar do projeto São Gonçalo em Movimento, basta acessar o site www.projetosaogonclaoemmovimento.com.br e consultar o núcleo mais perto da sua casa. É gratuito e há vagas em 17 modalidades.