Início > Uncategorized > São Gonçalo embeleza canteiros com mudas cultivadas no Horto

São Gonçalo embeleza canteiros com mudas cultivadas no Horto

Publicado em:  01/04/2024

Mudas de lambari foram plantadas no canteiro que fica em frente à Igreja Matriz

Cerca de 15 mil mudas de plantas são cultivadas mensalmente pelas equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo. A produção garante que canteiros, praças e espaços públicos da cidade recebam ações de paisagismo diariamente. Na última semana, mais de 1.500 mudas de lambari foram plantadas no canteiro de grama que leva o nome de São Gonçalo e fica localizado em frente à Igreja Matriz, no Centro da cidade.

É no Horto que as equipes especializadas em jardinagem cuidam das primeiras mudas que vão dar cor e vida ao município. Diversas espécies de plantas, de pequeno e grande porte, chegam ao local através de uma empresa especializada e lá são cultivadas para depois serem transferidas para os canteiros e praças do município.

As plantas ficam no Horto por uma média de 30 dias até serem replantadas no espaço adequado. Dentre as espécies que são cultivadas no Horto, estão a alpinia, o cróton, a dracena tricolor, a aspargo pluma e outras.

O secretário de Conservação, Edson Leal, ressaltou a importância do cuidado das plantas tanto por parte da secretaria quanto da população.

“Aqui no horto, temos uma equipe de manutenção e jardinagem responsável por cuidar das mudas até que elas sejam plantadas em outros lugares. Além disso, temos mais três equipes especializadas nas ruas realizando o plantio, a jardinagem e a manutenção dos nosso canteiros constantemente. As mudas são plantadas em locais específicos após estudos. É importante que a população entenda a importância desse trabalho, que embeleza e dá cor para a cidade, e preserve nossos canteiros. A recomendação é que as pessoas busquem não jogar lixo nos canteiros, não pisem nas plantas e busquem sempre respeitar esses espaços para que São Gonçalo fique cada vez mais bonita e florida”, afirmou.

Vale lembrar que as espécies de plantas que são cultivadas no Horto são de baixa manutenção. Um outro canteiro onde as mudas estão sendo plantadas fica em Tribobó.

Além disso, a Secretaria de Conservação também replanta as árvores que são retiradas das obras. Por exemplo, as palmeiras removidas da Praça do Colubandê, que está passando por intervenções, foram replantadas na APA de Maria Paula, no estacionamento que está sendo criado no polo de autopeças no Jardim Alcântara e às margens da RJ-104. As palmeiras que ficavam próximas do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) também foram replantadas em espaços específicos.

Foto: Renan Otto