Início > Educação > São Gonçalo enaltece atletas paralímpicos

São Gonçalo enaltece atletas paralímpicos

Publicado em:  20/09/2022

Medalhistas participam de atividades com alunos da rede municipal

Destacando os atletas paralímpicos de São Gonçalo e celebrando o Dia do Atleta Paralímpico, que é comemorado no dia 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta terça-feira (20), um dia de inspiração e conhecimento para os alunos da rede, portadores de deficiência ou não, com atletas gonçalenses e profissionais de Educação Física. O evento proporcionou atividades como basquete em cadeira de rodas, simulador de remo, jogo de bocha, circuitos funcionais e jogos para o aprendizado de libras.

Durante a celebração, os alunos tiveram acesso a uma exposição de medalhas, fotos e tochas olímpicas. Emocionado com a homenagem, o atleta Anderson Lopes, condutor da bandeira do Brasil nas paralimpíadas de Atlanta, contou que esta foi a primeira vez em que nove medalhas paralímpicas conquistadas pelo Brasil foram reunidas em um mesmo local.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Capitão Nelson, porque é a primeira vez que São Gonçalo reconhece o esporte paralímpico. É preciso dar a medalha de ouro também para o setor de Coordenação de Inclusão do município pela iniciativa. O recado que eu gostaria de deixar para os pais, responsáveis e professores é que a deficiência é apenas um detalhe, muitos veem como uma dificuldade, mas pode se transformar em propósito de vida”, disse o atleta.

Acompanhando o evento, o vice-prefeito Sérgio Gevu reforçou o compromisso desta gestão com a questão da inclusão e parabenizou os atletas presentes pelos excelentes resultados. Para ele, é preciso exaltar estes gonçalenses e estimular a prática de esportes também entre os deficientes.

“É uma satisfação muito grande mostrar que São Gonçalo também tem atletas que ganharam medalhas internacionais. O prefeito Capitão Nelson não abre mão da inclusão e o setor de Inclusão da Secretaria de Educação está aqui para colocar os projetos em prática”, afirmou o vice-prefeito.

A subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, reforçou que o evento teve como objetivo mostrar que é possível que a pessoa com deficiência faça atividades extracurriculares e esportes e que elas podem se destacar e vencer, como os atletas paralímpicos presentes.

“É com muito prazer que a gente recebe estes campeões, com a mensagem de que não há nada impossível para quem tem vontade, quem quer fazer. É preciso acreditar que os filhos e os alunos, com deficiência ou não, são capazes. O nosso município caminha hoje à frente de muitas gestões em relação à inclusão, que acontece dia a dia, com o trabalho sério de toda a prefeitura”, explicou a subsecretária.

Atletas paralímpicos presentes: Anderson Lopes; Douglas Vieira Amador; João Aires; Fabio Bordignon; Ricardo Inácio.

O presidente da Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), João Batista Carvalho e Silva, o presidente da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), Washington Luis, e o presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas (CBBC), Mário Belo, também prestigiaram o evento.

Foto: Julio Diniz