Saúde e Defesa Civil
‘Imprudência Custa Caro’: acidentes de motos adiam cirurgias eletivas e prejudicam pacientes
07/09/2025
Grupo permanente dá apoio a mães e oferece atendimento fixo antes e depois dos partos
A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo tem um grupo permanente de apoio ao aleitamento materno, com suporte de profissionais especializados que mantêm o atendimento fixo pré e pós-parto para as mamães que precisam de ajuda e orientações. Elas podem receber o acompanhamento até os dois anos da criança.
De forma sensível, humanizada, afetiva e efetiva, o grupo orienta mãe e família sobre técnicas de pega, posições, sinais de alerta de complicações (dor excessiva, fissuras, febre, produção inadequada de leite) e sinais de que o bebê está satisfeito, por exemplo. Os profissionais também destacam a importância da rede de apoio para auxiliar no sucesso e permanência da amamentação.
O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e é recomendado a sua exclusividade até os seis meses de vida. Mesmo com a introdução alimentar nesta faixa etária, as mamães devem manter a oferta do leite materno até, pelo menos, os dois anos de idade. A nutricionista Rogéria Flor ressalta a importância da amamentação para mãe, bebê e saúde pública.
“O recém-nascido tem a imunidade fortalecida, tem menor risco de infecções respiratórias, gastrointestinais e alergias; tem melhor cognição a longo prazo; menor probabilidade de obesidade na infância e adolescência. Isso ajuda a saúde pública porque o bebê tem menos probabilidade de ficar doente, evitando entradas em hospitais e diminuindo internações. Para a mãe, a recuperação pós-parto é mais rápida, assim como a redução do peso e do risco de câncer de mama e de ovário. Infelizmente, muitas deixam de amamentar por desconhecer os benefícios e com medo das dificuldades”, explicou.
Durante os encontros, que preferencialmente devem ser iniciados ainda durante a gestação, as mães podem tirar todas as suas dúvidas sobre o aleitamento materno, principalmente sobre os seus mitos, como o leite fraco e alimentos que induzem a produção do leite; e aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebendo dicas para driblá-las e orientações importantes sobre nutrição, introdução alimentar dos bebês, direitos da mãe e da criança, suporte e incentivo à doação de leite materno para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói.
“Atendemos gestantes, mas o carro-chefe são as puérperas com dificuldades. O grupo virou referência para o manejo do aleitamento materno. Ensinamos sobre pega, posições e aliviamos as ‘mamas cheias e doídas’ com orientação adequada para a mãe conseguir prolongar a amamentação. Também fazemos o acompanhamento do crescimento dos bebês e o desenvolvimento da parte motora”, contou a fonoaudióloga Denise Veigo, acrescentando que também realiza o teste da linguinha, muito importante para detectar dificuldades do bebê durante a sucção do leite materno e a deglutição.
Serviço:
O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno atende às segundas, terças e quartas, das 9h às 16h, com agendamento ou livre demanda. A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo fica na Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.
Contato: email: aleitamento.sg@gmail.com
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados