Início > Saúde > São Gonçalo estimula aleitamento materno

São Gonçalo estimula aleitamento materno

Publicado em:  16/05/2022

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado dia 19

A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo fará três eventos de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite humano para lembrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é comemorado no dia 19 de maio. Dois eventos acontecerão nesta terça-feira, 17 de maio, na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, a partir das 9h; e na Maternidade Mário Niajar, a partir das 11h. O terceiro será no Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim, no dia 19 de maio, a partir das 9h.

Qualquer pessoa que estiver nas unidades de saúde poderá participar dos eventos e reproduzir a informação da importância da amamentação e da doação do leite materno para as gestantes e puérperas conhecidas. Em São Gonçalo, não há banco de leite humano. As doações são realizadas ao banco de leite parceiro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói, que distribui para os bebês que não conseguem ser amamentados pelas mães na unidade intensiva de saúde.

“Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Todo leite doado é analisado, passa por pasteurização e é submetido a rigoroso controle de qualidade antes da distribuição. Um litro de leite pode alimentar até 19 recém-nascidos por dia e as doações devem ser feitas em frasco de vidro com tampa de plástico. Lembrando que há orientação para essa coleta do leite”, explicou a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno, a nutricionista Aline Aguiar.

Além de orientar sobre a doação do leite humano, os profissionais vão incentivar a amamentação. A intenção é mostrar a importância da amamentação e estimular o ato pelo maior período possível. Na conversa, as mães poderão tirar suas dúvidas sobre o tema e receber orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno, como a qualidade do leite, amamentação cruzada, amamentação e nova gestação, alimentação da mãe, entre outros.

“O aleitamento materno é o primeiro hábito alimentar saudável e é preciso apoiar, proteger e incentivar. Por mais que seja natural, não é fácil. Por isso, a gente ajuda. É muito importante frisar que o leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê. A criança que mama no peito tem mais saúde e adoece menos”, contou Aline Aguiar, que mantém com outros profissionais o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Gonçalense do Mutondo e no Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Gonçalense do Mutondo mantém o atendimento fixo para as mamães e gestantes que precisam de ajuda, orientações e também para tirar dúvidas sobre o aleitamento materno, seus mitos e verdades, às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, sempre das 9h às 17h. A intenção é mostrar a importância da amamentação e estimular o ato pelo maior período possível. No Ana Nery, o atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h.

As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. As mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.

“O trabalho do grupo visa minimizar as dificuldades encontradas e auxiliar o manejo da amamentação. O acompanhamento inicia-se no pré-natal e estende-se até os dois anos de idade da criança, promovendo um desenvolvimento adequado à população infantil da cidade”, finalizou Aline.

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.

Contatos: email: aleitamento.sg@gmail.com

Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno

Facebook: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno

Unidade de Saude Ana Nery: Rua Sílvio Vale, 145, no Gradim.

Autor: Isabelle Villas Boas
Foto: Ascom