Início > Saúde > São Gonçalo facilita acesso à carteira para pacientes com fibromialgia

São Gonçalo facilita acesso à carteira para pacientes com fibromialgia

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/10/2025

Documento pode ser obtido de forma digital pelo portal Colabore Mais

Pessoas com fibromialgia já podem ter acesso à Carteira de Identificação para Pacientes com Fibromialgia em São Gonçalo. A Secretaria Municipal de Saúde emite o documento de forma digital através do portal Colabore Mais (https://colabore.pmsg.rj.gov.br). A carteira foi instituída pela Lei Municipal 1558/2025, sancionada pelo prefeito Capitão Nelson, em janeiro deste ano. 

Com a carteira, os pacientes podem ter acesso facilitado a serviços e benefícios previstos em lei, como prioridade e atenção integral em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. A digitalização do processo pelo Colabore Mais traz mais rapidez e acessibilidade, já que os cidadãos podem solicitar e acompanhar a emissão da identificação de forma online.

“A iniciativa busca dar mais dignidade, visibilidade e garantia de direitos às pessoas diagnosticadas com a síndrome, reconhecida pela dor crônica generalizada e por impactos significativos na qualidade de vida. A medida representa um avanço na humanização do cuidado. O uso do portal Colabore Mais facilita o acesso e permite que esse serviço chegue a todos os gonçalenses com mais agilidade e transparência”, destacou o secretário municipal de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Gabriel Mello. 

São Gonçalo é um dos municípios pioneiros na implantação da carteira por via digital, fortalecendo políticas públicas voltadas para pessoas com doenças crônicas e reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e a qualidade de vida da população.

Pode solicitar a carteira de fibromialgia, a pessoa com diagnóstico definitivo de fibromialgia, que seja moradora de São Gonçalo e maior de 18 anos. Para dar entrada no pedido da carteira, o paciente deve acessar o portal Colabore e preencher um formulário com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, CPF, telefone para contato, e-mail, endereço completo com comprovante de residência recente, contato de emergência (nome e telefone), identidade ou CNH (frente e verso), laudo médico contendo CID da fibromialgia, comprovante de tipo sanguíneo e foto 3×4. 

Caso seja menor de idade ou incapaz, o formulário pode ser preenchido pelo responsável legal ou procurador legalmente constituído. Eles também devem apresentar documentos e preencher o formulário com dados pessoais. 

A carteira tem validade de cinco anos, devendo ser renovada após esse período, e pode ser emitida em até 30 dias úteis após a solicitação e preenchimento correto dos dados. A carteirinha será enviada pelo e-mail informado pelo solicitante e deve ser impressa em cores. Ela pode ser plastificada e deve ser apresentada sempre que necessário para comprovação da condição.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, sendo mais frequente em mulheres. Por ser uma síndrome, pode estar associada também a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. 

Autor: Ascom
Foto: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content