Início > Assistência Social > São Gonçalo faz ação especial com pessoas em vulnerabilidade social

São Gonçalo faz ação especial com pessoas em vulnerabilidade social

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/08/2023

Evento fez alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado no último dia 19, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria da Proteção Social Especial, realizou uma série de ações com os assistidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na manhã desta quarta-feira (23). 

O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua foi criado em memória à maior chacina da cidade de São Paulo, conhecida como “Massacre da Sé”, em 2004. Na ocasião, dez pessoas foram atacadas enquanto dormiam na Praça da Sé, região central da capital paulista. Das vítimas, duas morreram na hora, quatro no hospital e quatro sobreviveram.

Durante a ação no Centro Pop, foram oferecidos serviços de corte de cabelo, higienização das unhas, distribuição de kits de higiene, além de atendimentos de Cadastro Único e encaminhamento de isenção de taxas para retirada de documentos, através do Comitê de Sub-registro. 

“O principal objetivo dessas ações é de viabilizar o acesso a direitos básicos a essas pessoas que são vistas como invisíveis para a sociedade”, disse o subsecretário Jair Melo. 

Funcionários do Ecoponto Barro Vermelho também estiveram presentes na ação realizando o cadastro daqueles que demonstravam interesse em se tornar um catador registrado.

Semanalmente, a secretaria vem desenvolvendo ações de abordagens durante o dia e a noite nas principais vias de São Gonçalo, com o objetivo de resguardar a integridade de toda a população e, em especial, das pessoas que vivem em vulnerabilidade social.

O Centro Pop realiza diariamente acompanhamentos com psicólogos e assistentes sociais, além do encaminhamento para a retirada de documentos de identificação para inserir aqueles que necessitam no Cadastro Único, que é a porta de entrada para benefícios do Governo Federal. A unidade também oferece oficinas de corte e costura para que os atendidos possam conquistar uma renda fixa com os materiais que produzem durante as aulas. O espaço atende cerca de 50 pessoas por dia. 

O Centro Pop fica localizado na Rua Maria Cândido, 92, Mutondo. Funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content