Início > Transportes > São Gonçalo faz ação por trânsito mais seguro

São Gonçalo faz ação por trânsito mais seguro

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/03/2024

Secretaria de Transportes e Arteris destacam o mês da mulher

Com o lema “Paz no trânsito começa por você”, a Secretaria de Transportes (Semtran) da Prefeitura de São Gonçalo realizou, na manhã desta quinta-feira (21), uma ação de conscientização especial para o Mês da Mulher com os motoristas que trafegavam pela BR-101. A atividade aconteceu de forma integrada com a  Secretaria de Saúde e Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Arteris Fluminense e SEST/SENAT.

Baseados na Arteris Fluminense, na altura do bairro de Neves, a Semtran ofereceu diversos serviços para aqueles que passavam pelo local. Inicialmente, os motoristas assistiram uma palestra com o tema “A Mulher Multitarefas: um alerta à sobrecarga diária e a importância do autocuidado”. 

“Nosso foco é mostrar que a mulher precisa ter um autocuidado. A mulher é condicionada a ‘dar conta’ de muitas coisas, acumulando funções. Queremos mostrar que ela só será capaz de cuidar do outro se ela estiver bem. E isso reflete no trânsito, porque muitas vezes a mulher está pensando em todas as suas tarefas diárias e acaba se distraindo. Então procuramos passar a importância do cuidado físico e mental da condutora”, disse a pedagoga Kiyomi Castro, que faz parte da campanha “Trânsito Consciente” da Semtran. 

Logo após, os participantes receberam, através de servidores da Secretaria de Saúde, orientações sobre a saúde da mulher; a cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, desenvolvida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres; a importância, cuidados antes e durante o exame papanicolau; orientação sobre IST/AIDS; testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV; orientação sobre como prevenir câncer de mama, o autoexame e os locais onde podem ser feitos exames clínicos da saúde da mulher; vacinação contra a covid-19, antitetânica e hepatite B; e aferição de pressão arterial. 

Profissionais da Arteris Fluminense também realizaram orientação sobre segurança viária para mulheres e os do Sest/Senat distribuíram brindes e panfletos informativos. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content