Início > Transportes > São Gonçalo faz alterações no trânsito do Centro

São Gonçalo faz alterações no trânsito do Centro

Publicado em:  19/10/2023

Prefeitura implanta sistema inteligente para sincronizar semáforos

A Secretaria de Transportes (Semtran) da Prefeitura de São Gonçalo está implementando uma série de intervenções na Avenida Presidente Kennedy, uma das principais vias do Centro. O objetivo é garantir uma melhor fluidez de trânsito na região e garantir mais segurança a pedestres e passageiros de transporte público, táxis e veículos de aplicativos.

A Semtran adotou um sistema inteligente que permite a sincronização dos semáforos ao longo da Avenida Presidente Kennedy. A medida visa reduzir o engarrafamento na via, especialmente em momentos de pico. A medida é fruto de um estudo de tráfego realizado com o auxílio do Guardião, um equipamento que possui câmeras de monitoramento, possibilitando identificar os maiores problemas no fluxo de veículos.

“A Avenida Presidente Kennedy é uma área de grande movimentação da região central da cidade, seja de carros ou de pedestres. É uma área sensível que necessitava receber algumas intervenções para uma melhor fluidez do trânsito”, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Os motoristas devem ficar atentos, pois os acessos à entrada e saída para o Shopping Partage foram alterados. Agora, a entrada para o shopping será realizada pela Rua Zeferino Reis e a saída pela Rua Simeão Custódio.

Com a mudança, a Rua Simeão Custódio passará a ter sentido de circulação única em direção à Avenida Presidente Kennedy. Fica proibido o estacionamento de veículos ao longo de toda a via e os carros que estiverem estacionados em desacordo estarão sujeitos a remoção, conforme previsto no Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Rua Zeferino Reis passará a ter sentido de circulação único em direção à Travessa Preciosa.

Além das alterações citadas, a Semtran também criou um recuo exclusivo, próximo ao Partage Shopping, para embarque e desembarque de passageiros de carros de aplicativos.

As alterações já foram implementadas, com equipes da Semtran realizando as novas sinalizações na noite da última quarta-feira (18). Guardas municipais estão orientando os motoristas nas vias.

Foto: Julio Diniz