Início > Transportes > São Gonçalo faz alterações no trânsito do Centro

São Gonçalo faz alterações no trânsito do Centro

Publicado em:  05/10/2023

Avenida Presidente Kennedy ganha recuo e sinais sincronizados

A Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo está realizando uma série de intervenções na Avenida Presidente Kennedy, na região central da cidade, a fim de melhorar o fluxo do trânsito e garantir mais segurança a pedestres e passageiros.

Entre as medidas, destacam-se a construção de uma área exclusiva para embarque e desembarque de passageiros e sincronização dos sinais de trânsito, a fim de proporcionar maior fluidez ao tráfego.

Equipes estão trabalhando na construção de um recuo, nas proximidades do Partage Shopping, onde será permitida a parada exclusiva de veículos para embarque e desembarque de passageiros. A medida irá pôr fim a um nó no trânsito no local e atender a solicitações de moradores que fazem uso de carros de aplicativo. Também haverá mudanças de sentido em algumas ruas do entorno.

As medidas foram determinadas após longo estudo de tráfego realizado pela Secretaria de Transportes. Nos últimos meses, equipes da Semtran analisaram o trânsito na região, utilizando inclusive o equipamento chamado Guardião, que possui  câmeras de monitoramento, a fim de identificar os maiores problemas no fluxo de veículos, já que a Avenida Presidente Kennedy recebe grande quantidade de carros de passeio e linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

O secretário de Transportes, Fábio Lemos, destacou a importância da iniciativa.

“Recebemos muitas demandas de pedestres e passageiros de carros de aplicativo, que pediam a criação de um espaço exclusivo para embarque e desembarque, em especial perto do shopping, onde há grande movimentação não só de veículos, mas também de pessoas. É uma área sensível, que pontos de parada de ônibus, e muita movimentação. Por isso, fizemos o estudo de tráfego e decidimos implantar as mudanças, a fim de dar mais segurança à população e melhorar também o sistema viário”, afirmou.

Atualmente, as equipes estão concluindo as obras do recuo e ajustando a sinalização, para garantir a sincronia dos semáforos. Todo o processo deverá entrar em execução nos próximos dias.

Foto: Hilton Sarandy