Saúde e Defesa Civil
Secretaria Municipal de Saúde realiza LIRAa em São Gonçalo
07/05/2025
Programa Saúde na Escola atende a todas as unidades
A Escola Municipal Professor Paulo Roberto Azeredo, no Pacheco, recebeu ação especial nesta quinta-feira (08). A atividade faz parte do Dia D Mais Saúde Bucal na Escola e atenderá, durante todo o dia, 835 alunos. Outras 166 unidades vão receber a visita da Subsecretaria de Odontologia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação, durante o ano, através do Programa Saúde na Escola (PSE).
Todos os estudantes tiveram palestra de orientação de higiene oral e avaliação clínica. “A gente ensina a escovar os dentes, a periodicidade que deve ser feita a escovação, fala sobre a importância da limpeza e de uma alimentação saudável, faz a avaliação dos dentes e, quando necessário, encaminhamos para fazer o tratamento dentário adequado em unidade de saúde mais próxima”, explicou a coordenadora da saúde bucal do PSE, Marília Peon.
Apesar da unidade ter sido escolhida para realizar o Dia D Mais, todas as outras 166 unidades escolares pactuadas com o PSE serão contempladas pela ação até o fim do ano. “Há um planejamento anual para as ações do PSE e a orientação da saúde bucal é uma delas. As ações começaram em março, logo no início do ano letivo”, contou a coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Mônica Marques.
O objetivo é manter a saúde bucal dos estudantes, evitando complicações e doenças que podem surgir pela falta da limpeza dos dentes. O PSE contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde para combater as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças da rede pública de ensino.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Julio
Notícias relacionadas
Mais Acessados