Início > Projetos Especiais > São Gonçalo Fest realiza descarte correto de lixo

São Gonçalo Fest realiza descarte correto de lixo

Publicado em:  28/09/2023

Duas toneladas de latinhas são recolhidas e levadas para reciclagem

Além de quatro dias de muita diversão e shows memoráveis, o “São Gonçalo Fest” – festival de música que também comemorou os 133 anos de São Gonçalo – se destacou ainda no cuidado com as questões ambientais. De 22 a 25 de setembro, quase duas toneladas de resíduos foram coletados na Arena São Gonçalo para reciclagem.

Todo material coletado foi encaminhado para o Ecoponto do Barro Vermelho, inaugurado em junho deste ano. A unidade arrecadou no mês de agosto mais de 16,5 toneladas de resíduos entregues pelos gonçalenses cadastrados na campanha Limpa São Gonçalo, uma iniciativa da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo.

A iniciativa, além de promover a preservação ao meio ambiente, também impulsionou a geração de emprego e renda no município. Doze catadores trabalharam diretamente na coleta seletiva durante o festival. Todos eles são cadastrados na campanha “Limpa São Gonçalo” e já contribuem diariamente levando resíduos coletados à unidade.

O material recolhido no São Gonçalo Fest pelos catadores foi revertido em crédito. De acordo com o levantamento realizado pela Eccos Sustentável, empresa responsável por gerir o Ecoponto Barro Vermelho, foi pago R$ 4.319,82, no total, aos envolvidos na ação. O material mais recolhido foi a latinha, totalizando 878,4 kg.

O Ecoponto aceita materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas), e óleo de cozinha vegetal usado.  Em breve, o município de São Gonçalo vai ganhar mais um Ecoponto, dessa vez no bairro Santa Luzia.

Logística no SG Fest – Nos quatro dias de evento, agentes da Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal, e da Operação Segurança Presente deram apoio na garantia de segurança no entorno do festival, antes, durante e após os shows. Nenhuma ocorrência foi registrada.

Um equipamento da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) ficou baseado na Arena São Gonçalo durante todo o festival. O chamado “Guardião” conta com 14 câmeras, cada uma delas localizada em ponto estratégico, proporcionando uma visão panorâmica e precisa de toda a movimentação do local, feita em 360 graus.

Agentes da Secretaria de Transportes também estiveram presentes na Arena São Gonçalo, durante os quatro dias de evento, garantindo o fluxo de veículos e orientando os motoristas. Não houve engarrafamentos e os gonçalenses puderam transitar com tranquilidade.

Foto: Fabio Guimarães