Início > Assistência Social > São Gonçalo forma quinta turma do curso de panificação

São Gonçalo forma quinta turma do curso de panificação

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/09/2023

Mais de 250 padeiros já foram encaminhados ao mercado de trabalho

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo formou a quinta turma do curso de formação básica em panificação do projeto Padaria Escola. A formatura dos 73 novos padeiros aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no Teatro Municipal de São Gonçalo. 

O projeto, desenvolvido pela Subsecretaria de Proteção Social Básica em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, surgiu com a proposta de possibilitar a qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda. 

O curso – que teve início em 2004, mas encerrou suas atividades em 2014 – foi retomado no primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, em 2021, após passar por uma reformulação para melhor atender os participantes. Desde então, mais de 250 padeiros foram formados e encaminhados para o mercado de trabalho. 

“É uma satisfação enorme formar mais de 70 padeiros nesta quinta turma. Lembro que, assim que assumi a Prefeitura, fui no CRAS de Vista Alegre e vi que todo o maquinário do projeto estava desmontado. Com muito trabalho da Secretaria de Assistência Social, conseguimos retomar o projeto que tem o poder de transformar muitas vidas”, disse o prefeito Capitão Nelson durante a formatura. 

O Padaria Escola tem as aulas ministradas pelo professor Cláudio Márcio Marinho, que foi ovacionado e homenageado pelos alunos ao longo da formatura. Durante as aulas, o professor passa os ensinamentos de massa branca, diversos tipos de pães, sonho de noiva, biscoitos, além de ensinamentos sobre empreendedorismo. 

O projeto desenvolve um importante trabalho de inclusão na capacitação de pessoas com deficiência (PCDs) e em situação de vulnerabilidade. Fabiana Aparecida Pereira, mãe do novo padeiro Felipe Rafael Pereira, que tem síndrome de Down, destacou o serviço oferecido durante a capacitação. 

“A palavra de hoje é gratidão. A oportunidade do meu filho poder participar desse curso é gratificante. Muito feliz em ter um projeto que tenha esse cuidado com a inclusão, porque o nosso maior desejo é que isso seja um caminho comum. O professor Cláudio tem um carinho enorme por todos os alunos e tenho certeza de que será uma oportunidade muito bem aproveitada pelo meu filho”, disse Fabiana. 

A sexta turma do Padaria Escola será iniciada na próxima semana no CRAS de Vista Alegre, com os inscritos que ficaram na lista de espera da última turma. As aulas do Padaria Escola têm a duração de três meses, com uma carga horária de 44 horas. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content