Início > Transportes > São Gonçalo ganha Central de Segurança com 338 câmeras pela cidade

São Gonçalo ganha Central de Segurança com 338 câmeras pela cidade

Publicado em:  21/09/2023

Sistema de monitoramento vai reforçar a segurança e controle de tráfego

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretarias de Transportes, inaugurou, nesta quinta-feira (21), a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), um sistema de monitoramento que permite também a leitura instantânea de placas de veículos e identificação facial. Com equipamentos de alta tecnologia, será um marco na segurança e um ponto de integração e articulação de diversos órgãos públicos e de apoio para a tomada de decisões.

A CSSG fica baseado na Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte, e conta com o trabalho de colaboradores capacitados para operar 24 horas por dia. São 338 câmeras instaladas em pontos estratégicos de grande circulação de São Gonçalo. A Central garantirá mais segurança para moradores e comerciantes da cidade, reafirmando o compromisso do governo com a segurança pública.

“A Central de Segurança é um avanço enorme para o município. Iniciamos o monitoramento com 338 câmeras, mas nosso objetivo é aumentar o número de câmeras espalhadas pela cidade porque são inúmeros os benefícios. Estamos dando um grande passo na segurança pública de São Gonçalo”, assegurou o prefeito Capitão Nelson.

O sistema de videomonitoramento conta com 338 câmeras instaladas de última geração, sendo 227 câmeras fixas, 60 para identificação de placas de veículos, 31 do tipo speed dome – dispositivo para monitoramento a grandes distâncias –, e 20 para identificação facial.

As câmeras foram implantadas em pontos estratégicos da cidade para não apenas para auxiliar nas ações de segurança no município, mas também para o controle de tráfego e abordagens de socorro em caso de acidentes e alertas junto às concessionárias de serviços.

Além da segurança, o sistema também vai colaborar com o fluxo do trânsito na cidade.

“Estamos utilizando a tecnologia mais moderna na Central de Monitoramento que permite a identificação imediata de placas de veículos. Já estamos conseguindo realizar estudos do trânsito da cidade como forma de oferecer um melhor ordenamento para aqueles que circulam pela cidade”, explicou Fábio Lemos, secretário de Transportes.

A central de monitoramento vai atuar em conjunto com as forças de segurança para que o trabalho seja ainda mais eficiente. O prefeito Capitão Nelson já assinou um acordo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que possibilitará ações integradas na área da segurança pública do município. Outras parcerias estão em andamento.

A implantação do CSSG integra a Meta 1 do Eixo Cidade Segura do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais. Sua inauguração acontece exatos dois anos após o lançamento do Plano.

Também estiveram presentes na inauguração da CSSG o vice-prefeito Sérgio Gevú; a procuradora geral do município, Januza Brandão; o secretário de Ordem Pública, Márcio Ribeiro; a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa; o secretário de Comunicação Social, Alexandre Coutinho; o coordenador da Central de Segurança, Walace Costa de Oliveira; a promotora de Justiça Renata Vasconcelos Bressan; o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Gilbert dos Santos; o coordenador do Programa Segurança Presente no município, Capitão Fabio Azevedo; o subsecretário de Fiscalização de Posturas, Diego Manhães; o comandante da Guarda Municipal, Ewerton França Mendes; o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção; o representante do Corpo de Bombeiros, Major Rodolfo; o diretor executivo da Aguas do Rio, Diógenes Lira; e vereadores do município.

Foto: Renan Otto