Início > Assistência Social > São Gonçalo incentiva acolhimento familiar

São Gonçalo incentiva acolhimento familiar

Compartilhe isso:


Publicado em:  31/05/2023

Município conta com serviço para pessoas que se propõem a serem famílias acolhedoras

No Dia Mundial do Acolhimento Familiar, celebrado nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, destaca o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) existente no município, formado por uma equipe com assistente social, psicólogas e educadores sociais, responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar pessoas que se propõem a serem famílias acolhedoras.

Atualmente, São Gonçalo conta com 26 famílias habilitadas e aptas para o acolhimento familiar. 

“O acolhimento familiar é a proteção temporária em um momento difícil da vida daquela criança e/ou adolescente. Nestas famílias, as crianças encontram cuidados individuais e centralizados necessários para que esteja protegida de qualquer possível risco ou vulnerabilidade. Através do SAF podemos trabalhar para desenvolver uma possível reinserção familiar ou possibilitar a oportunidade de surgimento de uma família adotiva que possa dar amor, afeto, educação e todas as condições que colaborem para um crescimento saudável e feliz da criança”, disse July Pacheco, coordenadora do SAF em São Gonçalo. 

O papel do Serviço de Acolhimento Familiar é tornar novamente possível a convivência familiar e comunitária da criança que precisou ser afastada de suas famílias de origem por medida de proteção. Diferente do abrigo institucional, as crianças convivem com a família o tempo todo de uma forma mais humanizada.

Durante o acolhimento, tanto as crianças quanto a família de origem e a família acolhedora recebem apoio e orientação da equipe técnica da secretaria.

Para ser um acolhedor, é preciso ter a partir de 18 anos, residência fixa em São Gonçalo, não estar respondendo a processos na justiça e ter a consciência de que o acolhimento é temporário e não estar no cadastro nacional da adoção e nem o cônjuge (lei 13257/2016). A coordenadoria do SAF deixa o e-mail paf.fiasg@gmail.com disponível para maiores informações. 

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content