Início > Agricultura e Pesca > São Gonçalo incentiva agricultura familiar na merenda escolar

São Gonçalo incentiva agricultura familiar na merenda escolar

Publicado em:  21/05/2021

Projeto já está sendo estudado pela Prefeitura

A Prefeitura de São Gonçalo pretende reforçar a merenda escolar com produtos da agricultura familiar no município. As secretarias de Educação e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários já estão atuando integradas para atingir tal objetivo. Na última semana, a secretária de Educação, Lícia Damasceno, e o titular da Pasta de Agricultura, Roberto Sales, se reuniram para discutir o assunto. Na última quinta-feira (20), a secretária de Educação recebeu a visita da comitiva de Brasília do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/ Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Anteriormente, a integração entre as secretarias de Educação e Agricultura já havia realizado esta parceria para cumprir o disposto na lei que determina a utilização de 30% do recurso federal com a agricultura familiar. Pretendemos com essa iniciativa ofertar, já em 2022, alimentos produzidos na cidade para os alunos da rede municipal”, ressaltou a secretária de Educação.

De acordo com Lícia Damasceno, durante a visita do FNDE/PNAE foi apresentado o trabalho realizado em prestação de contas e licitação do kit alimentação escolar, que durante a pandemia, obrigatoriamente, deve ser oferecido aos estudantes das unidades municipais.

Apesar da previsão de chegada desses alimentos sem agrotóxico às cozinhas das escolas ser 2022, o processo para tornar isso possível já está em andamento.

“O próximo passo, que deve acontecer ainda neste semestre, será a disponibilização de uma nutricionista por parte da Secretaria de Educação. Vou visitar a área rural com este profissional e conversar com os produtores para chegar em um consenso nos produtos a serem cultivados, para que o Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, faça a aquisição desses produtos a partir do próximo ano”, comentou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales.