Início > Assistência Social > São Gonçalo inicia a Semana do Bebê

São Gonçalo inicia a Semana do Bebê

Publicado em:  17/05/2021

Eventos destacam importâncias de políticas públicas voltadas às crianças

São Gonçalo deu início a uma série de ações e atividades educativas da Semana do Bebê, uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada à criança de até 6 anos de idade.

Para marcar o início da importante iniciativa, o vice-prefeito de São Gonçalo Sergio Gevu entregou a chave da cidade à recém-nascida Elisa, que nasceu às 10h23 desta segunda-feira (17), com 47 cm e 3.270 kg, na Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar. Terceira filha da moradora do Jardim Catarina Silvana Cristina Magalhães, de 40 anos, a pequena Elisa recebeu o título de Bebê Prefeito por ter sido a primeira criança a nascer no município após a abertura da Semana do Bebê.

“A representação da entrega da chave da cidade pelo poder público representa o nosso compromisso com a efetivação de políticas públicas destinadas às crianças do nosso município”, declarou o vice-prefeito de São Gonçalo, Sérgio Gevu.

Pela manhã, a Câmara de Vereadores de São Gonçalo recebeu a Audiência Pública “A Primeira Infância em tempos de covid”. Estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio; a procuradora geral, Januza Assad; o vereador, Diney Marins; entre outros representantes do Conselho Tutelar e da Assistência Social.

“A Semana do Bebê promove a conscientização e a provocação da importância das políticas voltadas à primeira infância. Entendo que é fundamental a integração entre as secretarias para executar as políticas articuladas, pois só assim teremos efetividade nessas ações”, afirmou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basilio.

O objetivo da Semana é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. “A Semana do Bebê é de grande importância para a implementação de políticas públicas para a primeira infância, que durante anos não recebeu a atenção adequada em nosso município. Temos que entender que precisamos dessas ações implementadas na vida dessas crianças. A Semana do Bebê é o nosso pontapé”, disse Joane Brito, assistente social da Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar.

Um dos parceiros da Semana do Bebê, o Conselho Tutelar desenvolve um importante papel na vida das crianças da primeira infância. “Trabalhamos com a garantia dos direitos das crianças e entendemos a importância de toda a mobilização que envolve a Semana do Bebê. Através das ações programadas esperamos que a sociedade obtenha conhecimento sobre os direitos a serem garantidos na primeira infância”, disse Lívia Brasil, conselheira tutelar do Conselho III.

Confira a programação dos próximos dias da Semana do Bebê em São Gonçalo:

Terça (18)

. Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, na Praça Luiz Palmier, às 10h.

. Live “A Atuação do Sistema de Garantia de Direitos na Prevenção e Cuidado às Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso e na Exploração Sexual Infantil”, com a participação dos profissionais do NACA e NAECA. O evento será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 10h.

. Live “Garantia de Direitos da Primeira Infância”, com a participação dos Conselheiros Tutelares de São Gonçalo. Evento será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 14h.

Quarta (19)

. Roda de conversa “Movimentos que fortalecem o vínculo entre mãe e bebê”, com as gestantes que realizam pré-natal na Clínica Gonçalense, no Mutondo, às 9h.

Quinta (20)

. Capacitação “Não bata, eduque!” para visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz, às 10h.

. O caminho a seguir: rede de garantia de direitos – crianças e adolescentes; ação em rede.

. Live “Serviço de acolhimento familiar e primeira infância: a fala das famílias acolhedoras”, que será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 14h.

Sexta (21)

. Live “A educação de bêbes em tempos de pandemia”, que será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 10h.

Sábado (22)

. Roda de conversa “Ouvindo as infâncias”, em formato remoto, com mediação da Associação de Creches e CECIP, às 10h.

. Live “O bebê e a natureza”, com a professora, doutora em educação e psicomotricista Katia Bizzo Schaefer, Colégio Pedro II, às 14h.