Início > Saúde > São Gonçalo inicia ampliação do PAM Coelho

São Gonçalo inicia ampliação do PAM Coelho

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/08/2023

Prefeitura vem realizando expansão da rede de saúde desde o início da atual gestão

Depois das novas construções dos PAMs Alcântara e Neves, chegou a vez do PAM Coelho receber obras de ampliação e melhorias. Nesta semana, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo deu início às obras, que começaram com as colocações das estacas na área que a unidade de saúde será ampliada. As obras vão começar na parte externa da ampliação para que o atendimento do PAM não seja interrompido. Após a ampliação, a parte física já existente da unidade receberá a revitalização.       

Além da ampliação do espaço físico – que terá mais consultórios – todos os serviços terão mais ofertas. A expectativa é dobrar o número de atendimento dos atuais 7 mil para 15 mil por mês. Após a conclusão das obras, a unidade terá condições de oferecer mais especialistas. A oferta de dentistas é uma delas. 

Atualmente, o PAM Coelho conta com cinco consultórios, sala de ultrassonografia, sala de coleta de exame de sangue e eletrocardiograma, sala de triagem, sala de vacina, laboratório, sala de fisioterapia e dois consultórios de psiquiatria. 

Com a ampliação, a unidade passará a ter sete consultórios, consultório odontológico, consultório ginecológico, cinco consultórios de psiquiatria (incluindo uma área de atividade externa), sala de vacina, sala de ultrassonografia, sala de esterilização, fisioterapia, farmácia, almoxarifado, sala de coleta de exames laboratoriais, sala de descontaminação, duas recepções, sanitários adaptados, administração, refeitório e fraldário. 

Ligada à Subsecretaria de Atenção Especializada, o PAM Coelho conta com a seguinte equipe de especialistas: clínico geral, pediatra, alergista, ortopedista, urologista, neurologista adulto, neurologista pediátrico, cardiologista, endocrinologista, angiologista, cirurgião geral, dermatologista, ginecologista, otorrinolaringologista, psiquiatra e reumatologista. 

Além das especialidades, a unidade realiza coleta de sangue, vacinação, eletrocardiograma, preventivo, teste de COVID, puericultura, fisioterapia de média e alta complexidades e ultrassonografia. O espaço também confecciona o cartão do Sistema Único de Saúde e oferece fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo.

A construção seguirá todas as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, a  unidade terá ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras. A área do atendimento psiquiátrico será toda construída baseada na Política Nacional de Humanização (PNH).

“A obra desta unidade de saúde é muito esperada tanto pelos funcionários quanto pelos pacientes. É um PAM que atende muitas pessoas diariamente e necessita da ampliação do espaço e dos serviços. Com a finalização das obras, previstas para serem finalizadas até a metade do próximo ano, poderemos oferecer serviços com mais qualidade e humanização aos usuários”, disse a administradora da unidade, Roberta Azeredo.

     Agendamentos – As marcações de clínica médica e de pediatria são diretas no posto. A realização dos exames de rotina também é com marcação na própria unidade de saúde. As demais especialidades são agendadas através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo.  

Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.  

Para marcar as consultas e exames no PAM Coelho, os pacientes devem apresentar pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content