Início > Comunicação Social > São Gonçalo inicia avaliação das unidades de saúde

São Gonçalo inicia avaliação das unidades de saúde

Publicado em:  11/04/2023

Equipes estão percorrendo os postos revitalizados

A pesquisa de satisfação dos atendimentos dos postos de saúde revitalizados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo começou nesta terça-feira (11). O primeiro posto visitado pela equipe do projeto Colabore São Gonçalo foi a Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Luzia. Todas as outras 16 unidades que receberam as obras de modernização serão visitadas em dias e horários diversos e alternados, sem aviso prévio.

“Este é um projeto piloto e a intenção é perceber, através de questionário sobre os atendimentos médicos, o funcionamento das unidades. Não identificamos os pacientes nas pesquisas. Apenas pegamos o sexo, bairro onde mora e idade. A intenção é melhorar os serviços oferecidos e quanto mais pessoas participarem, melhor”, disse Karina Nunes, coordenadora do projeto Colabore São Gonçalo.

A pesquisa com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tem o objetivo de traçar a qualidade dos atendimentos e serviços, o perfil dos usuários e suas necessidades. Ela está sendo realizada através de questionário padrão com perguntas referentes aos atendimentos médicos das unidades de saúde. Para ter uma resposta mais fiel da realidade dos postos de saúde, funcionários não saberão os dias de visita das equipes do Colab.

Iniciativa das secretarias municipais de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), de Saúde e de Comunicação Social, a pesquisa vai direcionar melhorias e possíveis mudanças nos serviços oferecidos nos postos de saúde a partir dos relatórios emitidos. “A avaliação da rede municipal de saúde com a equipe do Colabore São Gonçalo está vendo, presencialmente, o funcionamento das unidades”, disse Karina.

A pesquisa realizada em todos os postos de saúde revitalizados também dará um norte para a implantação de novos serviços e adequações necessárias. “A estrutura física já foi entregue e atende todas as normas do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, estamos pesquisando se os funcionários das unidades estão prestando um bom serviço para a população”, finalizou Karina.