Início > Saúde > São Gonçalo inicia construção de mais uma clínica de saúde

São Gonçalo inicia construção de mais uma clínica de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/05/2023

Nova unidade será erguida em Neves

 Mais um bairro de São Gonçalo vai ganhar uma clínica municipal, que começa a ser construída neste mês de junho. Com endereço na esquina entre as ruas Oliveira Botelho e Barão de São Gonçalo, a nova Clínica Gonçalense de Neves vai atender a 24 mil usuários, dobrando a capacidade de atendimento da atual Unidade de Saúde da Família (USF) Neves, que atende 12 mil usuários.      

O novo equipamento vai abrigar seis equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs), dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas. Com a construção, a USF Neves – que atualmente funciona em um imóvel alugado na Rua Floriano Peixoto, 2.306 – será desativada. 

“A clínica vai atender todos os pacientes da atual USF Neves, que tem cadastro de 12 mil pessoas e vai ter capacidade para atender mais 12 mil com as novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O serviço dos agentes comunitários de saúde será dobrado e ainda teremos outros serviços e programas da Atenção Básica”, disse a coordenadora geral da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), Ana Cláudia Pinnas.  

Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis, entre os quais pré-natal, saúde da criança e do adolescente, hipertensão e diabetes, combate à tuberculose e hanseníase, grupo de apoio à amamentação e controle do tabagismo. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. 

A unidade terá duas salas de espera, quatro consultórios com banheiros adaptados para as equipes das ESFs, oito consultórios para os atendimentos médicos, seis consultórios odontológicos, sala de raio-x dentário, escovódromo, sala de espera de exames odontológicos, salas de procedimentos com banheiro adaptado, curativos, imunização, inalação, multiuso para capacitações de educação permanente, duas de acolhimento, coleta laboratorial, estoque, esterilização, fraldário e salas para funcionários (dos armários, administração, direção, almoxarifado, refeitório, utilidades, estoque de medicamentos e dispensação de medicamentos), quatro banheiros para a população em geral e quatro banheiros adaptados. 

As obras seguirão todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com climatização e acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content