Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo inicia novo painel do Cidade Ilustrada em Alcântara

São Gonçalo inicia novo painel do Cidade Ilustrada em Alcântara

Publicado em:  05/10/2021

Importante centro comercial do município passa por revitalização

Após a entrega do primeiro painel no viaduto do Alcântara, o projeto Cidade Ilustrada já iniciou os trabalhos no segundo paredão, na altura da Estrada Raul Veiga, com a marcação dos desenhos, que no segundo momento receberão as tintas com o fino trato dos artistas gonçalenses. Todo o processo está sendo realizado com recursos de compensação ambiental.

Segundo Marcelo Eco, os novos painéis irão partir dos primórdios do desenvolvimento industrial no município. Se a primeira tela contou um pouco a história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo, a segunda pintura irá remontar a essência do bairro do Alcântara, com o porto do bairro, estação de trem, desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

O projeto, ligado à Secretaria de Turismo e Cultura, com curadoria e a direção de arte de Marcelo Eco, conta com os grafiteiros Ogai, Siri, Tex, Trep, Gut e Xamp; produção de José Luiz Mancha. O subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, também contribuiu como historiador do projeto.

Projeto – O projeto de pintura do viaduto e outras áreas da cidade foi idealizado pelo prefeito Capitão Nelson, que recebeu um grupo de grafiteiros da cidade em fevereiro para desenvolver um trabalho que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

Foto: Luiz Carvalho