Início > Assistência Social > São Gonçalo inicia obras em mais um equipamento da Assistência

São Gonçalo inicia obras em mais um equipamento da Assistência

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/10/2023

Centro Dia para Pessoa com Deficiência em Vista Alegre entra em reforma

Mais um importante equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo entrou em reforma. O Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, em Vista Alegre, está passando por obras de adequação para melhor atender aos usuários.

Tendo a capacidade de auxiliar até 40 pessoas por dia, o local atende jovens e adultos, de 18 a 59 anos, com deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual, autismo e múltiplas deficiências, sem situação de dependência. O equipamento, ligado à Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, atua com demandas espontâneas e busca ativa, além de encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais do município.

Os usuários são atendidos por uma equipe formada por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e pedagoga, além de cuidadores que auxiliam durante o tempo em que eles permanecem no espaço. Entre os serviços oferecidos no equipamento estão atividades de convivência, oficinas recreativas ocupacionais, de promoção de saúde, e cuidados básicos de vida diária. 

“Nosso objetivo é prestar atendimento especializado aos usuários e seus familiares em situação de vulnerabilidade social ou violação de direitos. Buscamos promover a qualidade da convivência e a autonomia da pessoa cuidada e do cuidador familiar. Por isso, trabalhamos com atividades da vida diária como higiene pessoal, vestuário, alimentação, organização e limpeza do ambiente, manuseio com dinheiro, compras, uso de medicamentos, que além da busca por independência, também possibilita a integração do indivíduo na sociedade”, destacou a coordenadora do equipamento, Adriana Morais de Almeida. 

Com a reforma, o espaço vai contar com novas salas para as oficinas, atividades diárias, de convivência, banheiros adaptados e um espaço destinado aos responsáveis dos assistidos. 

A reforma do Centro Dia para Pessoa com Deficiência faz parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content