Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
A educação de São Gonçalo vai dar um importante passo para o atendimento de alunos da rede municipal com altas habilidades/superdotação. Uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho e a Universidade Federal Fluminense (UFF) vai mapear as crianças a partir de 11 anos e desenvolver atividades diferenciadas que incluem robótica e criação de games. Uma estimativa da ONU aponta que de 3% a 5% da população mundial tem algum tipo de alta habilidade.
O projeto será comandado pela coordenadora do programa de pós-graduação da UFF em Biotecnologia, Cristina Delou, autoridade no assunto, e vai oferecer formação continuada para os professores de ciências e matemática das 30 escolas municipais com turmas de segundo segmento (do 6º ao 9º ano). A primeira aula para os docentes será realizada na próxima terça-feira (04/07).
O secretário de Educação, Diego São Paio, explica que o projeto é importante porque permite que o município atenda as crianças de maneira adequada, dando o suporte necessário para que o aluno sinta-se acolhido na escola. O projeto vai beneficiar 460 crianças no turno oposto ao de suas aulas em três portais da cidade.
“As crianças com altas habilidades têm muito interesse por áreas específicas. Elas costumam estar à frente de suas turmas. Muitas vezes, o professor não sabe lidar com essa situação. O assunto ainda é pouco conhecido por grande parte da população. Nosso objetivo é desmistificá-lo, capacitar os professores para que eles possam ajudar os alunos a alcançarem seu desenvolvimento pleno”, destaca.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, o projeto vai despertar o empreendedorismo nos alunos e capacitá-los para áreas até então subestimadas em São Gonçalo.
“Até hoje nós não sabemos quantas crianças superdotadas a cidade tem. Esse projeto vai fazer com que as crianças não percam o interesse na escola, uma vez que vão poder se aprofundar nas suas áreas de interesse. Também vai qualificá-los em robótica e criação de games, setores que vem crescendo muito. Nosso objetivo é também despertar o empreendorismo nos alunos”, afirma.
O curso – A formação continuada será oferecida pela Universidade Federal Fluminense e vai tratar de altas habilidades/superdotação, neurocognição, STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), robótica e tecnologia educacional. O primeiro encontro será realizado na próxima terça-feira (04/07), às 14h30, no Instituto Superior Anísio Teixeira/ICBEU, que também é parceiro do projeto, na Rua Dr. Francisco Portela, nº 2772, Zé Garoto. É necessário confirmar presença até a próxima sexta-feira (30/06) pelo e-mail par.pmsg@gmail.com ou pelo telefone 2199-6527.
Autor: Ascom
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados