Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo amplia acesso a exames odontológicos
22/07/2025
USF no Rocha recebe intervenções para garantir ambientes humanizados
Usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Wally Figueira da Silva, no Rocha, estão sendo atendidos na nova USF Água Mineral. A mudança tem um ótimo motivo: a unidade iniciou as obras de revitalização, que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo para as adequações dos ambientes.
Com previsão de ser finalizada no primeiro semestre de 2026, as obras da USF vão permitir a acessibilidade dos pacientes com deficiências e vão proporcionar ambientes mais adequados e humanizados para os usuários e funcionários, seguindo também a padronização que acontece na rede básica de saúde.
A manutenção da USF também será feita, incluindo as revisões das redes hidráulica e elétrica e do telhado. A unidade vai receber banheiro acessível, fachada padronizada e pintura geral.
O governo do prefeito Capitão Nelson já entregou 55 unidades revitalizadas ou construídas do zero da rede básica de saúde desde o início do primeiro mandato. A 56ª – a Clínica Municipal Gonçalense, unidade Lagoinha, vai ser inaugurada na próxima sexta-feira.
Outras seis unidades da rede básica ainda estão em obras: Clínica de Neves, Mutuaguaçu, Oswaldo Cruz, Amendoeira; João Goulart, Jardim Catarina; Brasilândia e Polo Sanitário Rio do Ouro. E ainda há a construção do novo hospital no Centro de São Gonçalo e a revitalização do PAM Coelho.
Todas as obras obedecem as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com climatização e acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.
“É muita satisfação realizar essas obras mesmo com todas as dificuldades do governo municipal. Isso mostra a vontade que nós temos de mudar e melhorar essa cidade para todos. Sei que vou deixar um legado importantíssimo e marca registrada de um governo que pensa em oferecer o melhor para a população”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.
Além das unidades da rede básica, os gonçalenses também ganharam um novo PAM Neves, o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três; e o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), naLagoinha.
“Temos que lembrar que toda essa transformação na saúde de São Gonçalo é fruto do projeto Novos Rumos, através do eixo Cidade Saudável, realizado pelo atual secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, quando ainda era secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe)”, finalizou o chefe do Executivo.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados